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Toyota começa a receber encomendas de carro híbrido plug-in

Claudio de Souza/UOL
Prius 2012, com visual invocado, será vendido no Brasil em versão híbrida e no Japão, na plug-in Imagem: Claudio de Souza/UOL

Por Chang-Ran Kim

Em Tóquio (Japão)

29/11/2011 10h23

A Toyota começará a receber encomendas de seu primeiro carro híbrido plug-in, o Prius PHV, nesta terça-feira (29) no Japão, promovendo o veículo como o carro verde mais prático do mundo.

Ao anunciar a produção antes do Salão do Automóvel de Tóquio, a Toyota disse que o Prius PHV recarregável custará a partir de 3,2 milhões de ienes (US$ 41 mil ou cerca de R$ 75 mil) no Japão, mais do que havia previsto há dois anos, porém menos do que o carro elétrico Leaf, que a Nissan vende por 3,76 milhões de ienes (R$ 89 mil) antes de subsídios.

Com os incentivos do governo japonês, o Prius PHV custará 2,75 milhões de ienes (R$ 65 mil), disse a Toyota.

O novo modelo acrescenta uma função externa de carregamento e mais baterias ao Prius para dar mais autonomia para o modo elétrico. O carro tem baterias de íon-lítio que podem ser carregadas em 90 minutos em tomadas de 200 volts. As baterias serão fabricadas em joint-venture com a Panasonic.

A Toyota planeja vender 60 mil unidades do Prius PHV por ano mundialmente, sendo entre 35 mil e 40 mil delas no Japão, onde as entregas começarão em 30 de janeiro.

O carro será vendido na próxima primavera nos Estados Unidos a partir de US$ 32 mil (R$ 59 mil) e a partir do verão na Europa, por 37 mil euros (R$ 91 mil) na Alemanha. Os preços vão variar de um mercado para outro, avisou a companhia, por conta dos incentivos locais.

Como também podem andar com gasolina, os híbridos plug-in eliminam a limitação de alcance dos modelos totalmente elétricos. O Leaf da Nissan tem um alcance de 160 quilômetros, que cai significativamente quando o ar condicionado ou aquecedor estão ligados.

A Toyota disse que o Prius PHV pode fazer 26,4 quilômetros usando só o motor elétrico, fazendo pequenos percursos com emissão zero. Com a bateria totalmente carregada e o tanque de gasolina cheio, o carro pode teoricamente viajar mais de 1.000 quilômetros sem precisar reabastecer. Com energia elétrica e modo híbrido combinados, o carro faz 61 quilômetros por litro.

Para testar a viabilidade do veículo, a Toyota alugou mais de 600 Prius PHVs desde o ano passado, principalmente a governos e empresas no Japão, EUA e Europa.

O vice-presidente-executivo da Toyota, Takeshi Uchiyamada disse que uma dona de casa que testou o carro em Toyota City durante três meses percorreu 249 quilômetros com um litro de gasolina. Ela usou o veículo principalmente em percursos curtos, recarregando a bateria do automóvel toda a vez que retornava para casa.

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