Carros

Vendas de veículos caem 10% em outubro sobre setembro

03/11/2011 12h15

SÃO PAULO (Reuters) - As vendas de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus caíram 9,97% em outubro ante setembro, afetadas pelo aumento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para veículos importados e pelo menor período de vendas na comparação mensal.

O setor registrou vendas de 280,61 mil unidades, informou nesta quinta-feira a associação de concessionárias, Fenabrave. Na comparação com outubro de 2010, houve queda de 7,44%.

A expectativa da entidade era de vendas em outubro de 346,4 mil unidades. Segundo a assessoria de imprensa da Fenabrave, o aumento do IPI sobre os veículos importados, o número de dias úteis menor em relação a setembro e o feriado do dia do servidor público afetaram o número de emplacamentos no mês passado.

Conforme a entidade, no início do mês a média de vendas por dia útil estava em torno de 14 mil unidades mas, no dia 28, o total emplacado foi de 4,1 mil veículos.

No ano até outubro, as vendas somam 2,96 milhões de unidades, alta de 5,64% ante igual período de 2010.

As vendas de motocicletas foram de 146,12 mil unidades no último mês, queda de 16,3% sobre setembro e recuo de 2,52% ano a ano.

A Fiat vendeu no mês passado 57,1 mil automóveis e comerciais leves, participação de 21,7% no total. Volkswagen registrou emplacamentos de 53,3 mil unidades, enquanto a GM apurou vendas de 49,8 mil veículos e a Ford, de 22,7 mil.

A Fenabrave manteve a previsão para 2011 de crescimento de 5,9% nas vendas de automóveis e comerciais leves, para 3,52 milhões de unidades, segundo a assessoria de imprensa.

(Por Alberto Alerigi Jr.)

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Carros

Topo