Carros

Volks e Daimler temem que europeus comprem menos carros

Em Paris (França) e Frankfurt (Alemanha)

27/10/2011 16h18

A Daimler e a Volkswagen reforçaram suas perspectivas sombrias para a indústria automotiva europeia, fazendo previsões pessimistas para a demanda de uma região assolada por problemas de dívida pública. As advertências ocorrem em linha com sinais recentes de outras montadoras, que vinham desfrutando de um crescimento saudável em mercados emergentes, mas agora estão cada vez mais preocupadas com a Europa.

A Daimler disse que o lucro operacional no terceiro trimestre foi abalado à medida que as vendas de carros de luxo foram atingidas pela crise econômica. As vendas da Mercedes-Benz recuaram 2% na Europa ocidental e ficaram estagnadas na Alemanha, maior mercado automotivo europeu.

"Há poucos sinais de qualquer ímpeto de crescimento significativo na Europa ocidental", afirmou a Daimler, acrescentando que espera que os mercados da região apresentem ligeiro encolhimento no ano todo.

Os resultados da Daimler foram divulgados um dia depois de a Ford Motor apurar queda em seu lucro trimestral, culpando parcialmente as perdas na Europa. "No início do quarto trimestre de 2011 as perspectivas para a economia mundial estão claramente menos favoráveis do que apenas alguns meses atrás", disse a Daimler.

SITUAÇÃO TENSA
A Volkswagen, que previu vendas estáveis para a indústria mundial de automóveis neste ano, também advertiu que a crise da dívida europeia influenciaria negativamente a demanda em muitos mercados da Europa ocidental, mesmo que Europa oriental, Índia, China e América do Norte e Sul continuem a crescer.

"A tensa situação da dívida em certos países da zona euro e o fim de programas de subsídios terão um impacto negativo sobre a demanda por veículos novos em muitos países da Europa ocidental", disse a Volkswagen.

A empresa previu um grande aumento na receita e no lucro operacional para este ano, mas advertiu que as taxas de juros voláteis e as flutuações cambiais, bem como os preços das commodities, poderiam corroer as margens.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Carros

Topo