Carros

GM abre programa de demissão voluntária em São José dos Campos

18/10/2011 17h31

SÃO PAULO (Reuters) - A General Motors abriu nesta terça-feira um programa de demissão voluntária (PDV) para funcionários da fábrica de São José dos Campos, interior de São Paulo

A montadora disse que a medida decorre da intensa concorrência no mercado interno de automóveis e dos "crescentes custos de mão de obra, matérias-primas e insumos em geral".

Em 12 de setembro, os metalúrgicos da GM em São José dos Campos e São Caetano do Sul aceitaram proposta de reajuste salarial de 10,8 por cento, com aumento real de 3,2 por cento. Além disso, o acordo prevê abono de 3 mil reais aos trabalhadores e ampliação de cláusulas sociais.

A empresa também atribuiu a necessidade do PDV ao que classificou de "concorrência assimétrica" gerada por uma guerra cambial.

A valorização do real reduz a competitividade de veículos produzidos no Brasil no mercado internacional. Ao mesmo tempo, motiva importações de automóveis para competir com a produção local.

A GM não especificou quantas demissões o PDV visa a atingir.

A fábrica em São José dos Campos conta com cerca de 9 mil funcionários e produz os veículos Corsa, Meriva, Classic, Zafira, S10 e Blazer, além de kits desmontados para exportação e peças.

O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos se mostrou contrário à decisão da montadora, afirmando que a medida não reflete o ritmo de produção da GM neste ano.

"A linha de produção está mantendo seu ritmo, de 850 veículos por dia", afirmou o presidente do sindicato, Vivaldo Moreira Araújo.

(Por Priscila Jordão)

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Carros

Topo