Carros

Toyota faz recall de quase 417 mil carros nos EUA e no Canadá

Divulgação
Sedã grande Avalon é um dos afetados no mais recente recall da Toyota Imagem: Divulgação

Por Yumiko Nishitani, John McCrank, David Bailey e Bernie Woodall

Em Tóquio (Japão) e Detroit (EUA)

29/07/2010 14h33

A montadora japonesa Toyota Motor afirmou nesta quinta-feira que está fazendo um recall de quase 417 mil carros e utilitários nos Estados Unidos e no Canadá para solucionar problemas de condução dos veículos.

ANO É MARCADO POR GRANDES RECALLS

  • Divulgação

    Esse não é o primeiro recall que a Toyota necessitou fazer em 2010. No início de julho, cerca de 270 mil veículos foram chamados pela fábrica para a troca das molas das válvulas do motor. Entre os modelos, estavam os sedãs da Lexus (marca de luxo da Toyota) e o sedã Crown Royal (foto).

    A marca ainda esteve envolvida em um polêmico caso ocorrido em outubro de 2009, quando mais de oito milhões de carros Toyota e Lexus do mundo todo foram chamados pela fábrica para a troca de tapetes que prendiam o pedal do acelerador.

    Outro caso recente envolve a Ford. No Brasil, 2.241 unidades do novo Focus 1.6 foram convocados para reparos no reservatório de partida a frio, que era passível de vazamento. Em maio, a montadora havia convocado 166 mil unidades do Novo Ka por problemas de fixação de chicote elétrico.

O recall é para o sedã Toyota Avalon e o utilitário esportivo Lexus LX470 e eleva o total de veículos em recall da empresa no mundo no último ano para perto de 11 milhões, manchando a reputação da qualidade de seus produtos.

A Toyota fará recall de 373 mil dos modelos Avalon fabricados entre 2000 e 2004 nos EUA por conta de uma barra de direção nesses dois veículos que pode quebrar em algumas situações, afirmou a empresa em comunicado.

A montadora também está fazendo recall de 4.200 unidades do Avalon no Canadá.

A Toyota fará ainda recall de 39 mil LX470 de 2003 e 2007 nos EUA e 520 no Canadá, para eliminar o risco de desengate da barra.

A companhia disse que levará cerca de duas horas para substituir o suporte da coluna da barra dos veículos. A Toyota não estimou o custo dos reparos.

Um porta-voz da Toyota afirmou que a empresa recebeu relatos de três acidentes envolvendo modelos Avalon, apesar de não ter nenhum registro de feridos. Não houve informações de acidentes com os modelos LX470 incluídos no recall, de acordo com a montadora.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Carros

Topo