Carros

Toyota amplia período de desenvolvimento de carros para reduzir margem de defeitos

Divulgação
O sedã Toyota Crown Royal, disponível no Japão, está na lista do novo recall da marca Imagem: Divulgação

Por Kevin Krolicki

Em Toyota (Japão)

07/07/2010 12h17

A Toyota vai aumentar o tempo que leva para desenvolver seus veículos em uma média de quatro semanas para assegurar a qualidade após uma série de recalls significativos promovidos pela empresa no mundo.

 "O rápido crescimento da última década foi muito intenso em algumas áreas para que a companhia acompanhasse", disse o vice-presidente executivo, Takeshi Uchiyamada, a jornalistas na sede da empresa.

Uchiyamada, encarregado pelas atividades de pesquisa e desenvolvimento, informou que a Toyota designou cerca de 1.000 engenheiros para lidar especificamente com questões de qualidade, de uma equipe total de pesquisa e desenvolvimento de 14 mil pessoas.

A qualidade dos carros da Toyota, que já foi um referencial para a indústria, passou por revisão depois que a maior montadora do mundo fez recalls de mais de 10 milhões de veículos no mundo desde o final do ano passado, a maior parte por problemas com aceleração não intencional.

Criticada por parlamentares por ser muito lenta a agir e por falta de atenção às necessidades do consumidores, a Toyota também criou uma equipe com 100 engenheiros independentes para fazer auditoria da qualidade dos veículos da perspectiva dos motoristas, afirmou Uchiyamada.

"Queremos que eles sejam um pouco malvados", brincou o executivo. "É importante para nossos engenheiros olhar para um veículo e ver como os consumidores poderão usá-lo de maneiras que possam não ter sido refletidas em nossos testes", afirmou. Ele acrescentou que o procedimento ajudará a empresa a identificar problemas como tapetes escorregadios antes que os veículos cheguem ao mercado.

As várias iniciativas para melhorar a qualidade vão resultar em um pequeno aumento nos custos de desenvolvimento por veículo no curto prazo, disse Uchiyamada. O tempo médio de desenvolvimento de um veículo no Japão tem sido até agora de cerca de 24 meses, afirmou.

Esta semana, a Toyota anunciou recall de 270 mil carros, a maior parte nos Estados Unidos e da marca de luxo Lexus, para reparo de um potencial problema no motor.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Carros

Topo