Carros

Renault e Daimler devem anunciar parceria, diz fonte

Por Helen Massy-Beresford and Chang-Ran Kim

Em Paris e Tóquio

05/04/2010 13h02

A montadora francesa Renault, sua parceira japonesa Nissan e a alemã Daimler devem anunciar uma parceria e plano de permuta de ações na quarta-feira, disseram fontes à Reuters.

A Renault e a Daimler têm discutido uma parceria com o intuito de se tornarem mais competitivas, compartilhando custos e ganhando escala. O setor automotivo, que se recupera de uma drástica queda, também tem que lidar com rígidas leis de emissão.

O conselho da Renault deve se reunir extraordinariamente para discutir os planos na tarde de terça-feira, disse uma fonte da Renault à Reuters na semana passada.

A Nissan também deve estar envolvida no acordo, e as três empresas provavelmente fortalecerão a parceria com uma pequena permuta de ações.

A Renault detém 44,3% da Nissan, enquanto que a empresa japonesa possui fatia de 15% na parceira francesa.

Qualquer troca de ações como parte da parceria Renault-Nissan-Daimler deve vir em uma escala bem menor, e representar uma participação simbólica em vez de alguma medida rumo à integração que a Nissan e a Renault chegaram depois de 11 anos de aliança.

A Daimler -- fabricante dos carros Mercedes-Benz e Smart -- quer um pouco da experiência da Renault em carros pequenos, enquanto a Renault e a Nissan podem se beneficiar do know-how de motores da Daimler.

O anúncio -- que pode ser feito em conferência de imprensa com o presidente-executivo da Nissan e Renault Carlos Ghosn -- virá no dia depois da reunião extraordinária do conselho da Renault agendado para a tarde de terça-feira, afirmou a fonte da Renault.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Carros

Topo