Carros

Conselho da GM demite presidente-executivo Fritz Henderson

Por David Bailey e Soyoung Kim
Em Detroit

01/12/2009 21h04

UMA LONGA REESTRUTURAÇÃO

  • Bill Pugliano/Getty Images/AFP

    Ed Whitacre (acima), presidente do grupo GM, responderá interinamente pela presidência-executiva da montadora com a saída de Fritz Henderson (abaixo), que havia assumido cargo a pedido da Casa Branca, após concordata. Ele é o 3º a assumir cargo na empresa neste ano.

  • Stan Honda/AFP
O conselho de diretores da General Motors (GM) demitiu seu presidente-executivo, Fritz Henderson, na terça-feira, alegando que a montadora norte-americana pretende tomar um novo rumo no momento em que avança com seu plano de reestruturação.

O presidente da GM, Ed Whitacre, deverá substituir Henderson interinamente como CEO da empresa, enquanto a GM busca uma pessoa para substituí-lo.

A decisão pela saída de Henderson, um executivo de carreira da GM que se tornou CEO há apenas oito meses, foi tomada depois de uma reunião dos 13 integrantes do conselho em Detroit.

Henderson assumiu o posto em março depois que seu antecessor, Rick Wagoner, foi forçado a sair da empresa pela administração de Barack Obama como parte de uma reestruturação financiada pelo governo.

"O conselho decidiu -- e Fritz concordou -- que devido ao ponto em que estamos, era a hora de fazer algumas mudanças", disse o porta-voz da GM Chris Preuss em uma entrevista coletiva organizada às pressas.

A Casa Branca informou que não estava envolvida na decisão do conselho da GM de demitir Henderson.

"Esta decisão foi tomada pelo Conselho de Diretores individualmente. O governo não estava envolvido na decisão", disse uma porta-voz.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Carros

Topo