Topo

Carros

GM assina acordo para venda da Hummer à chinesa Tengzhong

Em Detroit, com Redação

09/10/2009 15h33

A General Motors assinou nesta sexta-feira (9) um acordo para vender sua marca de utilitários Hummer para a Sichuan Tengzhong Heavy Industrial Machinery, em uma operação que marca a primeira compra por parte de uma companhia chinesa de um ativo em dificuldades financeiras da indústria automotiva norte-americana.

O acordo ainda tem de ser aprovado por órgãos reguladores dos Estados Unidos e da China.

Os termos financeiros do negócio não foram revelados. Uma fonte familiarizada com o acordo disse, mais cedo, que a Hummer poderia ser vendida por cerca de US$ 150 milhões.

Em junho, o presidente-executivo da marca americana Fritz Henderson afirmou que esperava vender a Hummer por até US$ 500 milhões, mais de três vezes a estimativa de valor final alcançado agora.

Sob o acordo, o fundador e presidente do Conselho da Lumena Resources Corp, Suolang Duoji, deve ficar com 20% do investimento. A Tengzhong deverá ter os 80% restantes.

A venda da Hummer é parte de um drástico plano de reestruturação da GM, que também envolve as vendas das marcas Saab e Opel, além da extinção de Pontiac e Saturn, como parte de uma reorganização com apoio do governo norte-americano.

A Tengzhong, fabricante de equipamentos pouco conhecida, vinha mantendo negociações com a GM desde junho. Neste ano, até setembro, as vendas da Hummer nos EUA recuaram 64%. (por Kevin Krolicki)

Mais Carros