Topo

Vendas globais da GM caem 22% no 1º semestre do ano

Em Detroit

22/07/2009 12h18

A General Motors divulgou nesta quarta-feira queda de 22% nas vendas globais de veículos no primeiro semestre de 2009 frente ao mesmo período do ano passado, em meio à crise econômica e o período em que esteve em concordata.

A GM informou que as vendas globais na primeira metade do ano, que incluem marcas que a montadora está eliminando da linha produtos, despencaram 21,8%, para 3,55 milhões de veículos.

Já no segundo trimestre, as vendas da companhia recuaram 15,4%, para 1,94 milhão de unidades. A montadora afirmou que o volume de vendas no segundo trimestre refletiu pressões econômicas contínuas e cortes na produção nos Estados Unidos.

A GM estimou sua participação no mercado global em 12%, 0,3 pontos percentuais abaixo em relação ao mesmo período do ano anterior.

A montadora saiu da proteção judicial contra falência no dia 10 de julho, encerrando os 40 dias de concordata com a venda de suas principais operações para uma nova companhia majoritariamente controlada pelo Tesouro dos Estados Unidos e a promessa de recuperar os clientes norte-americanos. (reportagem de David Bailey e Soyoung Kim)