Carros

GM se reúne com governo alemão para tratar de ofertas para Opel

Em Berlim e Frankfurt

22/07/2009 07h45

Representantes da General Motors se encontram com integrantes do governo da Alemanha nesta quarta-feira para tratar das ofertas recebidas pela montadora Opel, com cada uma das partes mostrando preferir um dos proponentes pela montadora alemã.

A GM recebeu três ofertas pela Opel -- de um consórcio que reúne a fabricante de autopeças Magna e o banco russo Sberbank, do grupo de private equity belga RHJ International e da montadora chinesa Baic. Agora, a empresa norte-americana precisa chegar a um acordo com o governo alemão para quem será o investidor em sua subsidiária.

O governo alemão e os Estados no país em que a Opel tem fábricas têm indicado preferência pela Magna, fabricante de autopeças canadense, enquanto a GM tem demonstrado mais interesse na RHJ, que tem sede na Bélgica.

A GM tem 35% das ações da Opel e o governo da Alemanha está sendo requisitado a fornecer empréstimos de até 4,5 bilhões de euros (US$ 6,4 bilhões) à companhia alemã.

Se os lados não chegarem a um acordo, caberá a um conselho da Opel a decisão final sobre o futuro da montadora. Esse conselho já é responsável pela Opel desde que a GM pediu concordata nos Estados Unidos em junho. A empresa norte-americana já deixou o processo de proteção contra credores.

O conselho detém 65% das ações da Opel e também tem voto de escolha sobre qualquer novo investidor.

Uma fonte do governo alemão disse na terça-feira que o encontro desta quarta-feira não iria decidir sobre o investidor na Opel, e que era improvável que uma decisão preliminar sobre o futuro da montadora fosse tomada nesta semana.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Carros

Topo