Topo

Não é só no ABC! Ford anuncia que fechará fábrica no Reino Unido em 2020

Logo da Ford - Amanda Perobelli/Reuters
Logo da Ford
Imagem: Amanda Perobelli/Reuters

Da EFE

06/06/2019 18h06

A Ford confirmou hoje a intenção de fechar em 2020 sua fábrica em Bridgend, no Reino Unido, que conta com 1.700 funcionários.

A companhia argumentou que a instalação perdeu competitividade devido a "mudanças nas demandas dos consumidores" e por suas "desvantagens quanto a custos" a respeito de outras fábricas, fatores que a transformaram em "economicamente insustentável".

A montadora comunicou aos empregados que começará a reduzir o quadro de funcionários em diversas fases a partir de setembro do ano que vem. A Ford tem feito uma grande reestruturação que envolve inclusive o Brasil com o fechamento da fábrica em São Bernardo do Campo.

"Como um dos grandes empregadores do Reino Unido durante mais de um século, sabemos que o fechamento de Bridgend vai ser difícil para muitos de nossos trabalhadores", afirmou em comunicado o presidente da Ford na Europa, Stuart Rowley.

A fábrica, aberta em 1977, foi afetada pelo fim de um contrato para produzir motores para a Jaguar Land Rover e pela conclusão da produção da geração anterior de motores para o Ford GTDi.

O anúncio é um novo revés para a indústria automobilística do Reino Unido. Em fevereiro, a japonesa Honda anunciou o fechamento em 2021 de sua fábrica em Swindon, o que representará um corte de 3.500 empregos, enquanto a Nissan voltou atrás na decisão de construir em Sunderland seu novo modelo X-Trail.

O secretário de Estado de Comércio do Reino Unido, Graham Stuart, afirmou na Câmara dos Comuns que o fechamento da fábrica da Ford não está relacionado com a incerteza em torno do "Brexit".

Stuart disse que a indústria automobilística está imersa em um "enorme fluxo global" de mudanças e que vincular a decisão da Ford ao processo de saída da União Europeia (UE) "confunde a população".