Topo

Patinete elétrico é suspenso em Ipanema e Copacabana para "reavaliação"

Patinete elétrico ainda não foi regulamentado nas principais capitais brasileiras - Eduardo Knapp/Folhapress
Patinete elétrico ainda não foi regulamentado nas principais capitais brasileiras
Imagem: Eduardo Knapp/Folhapress

Cristina Indio do Brasil

Da Agência Brasil, no Rio de Janeiro (RJ)

21/05/2019 11h08

Resumo da notícia

  • Serviço na orla carioca é parceria da Tembici e Petrobras
  • Empresas dizem que farão reavaliação do modal
  • Operação na região central, a cargo de Yellow e Grin, segue

O serviço de aluguel de patinete na orla de Copacabana e Ipanema foi suspenso. O serviço era oferecido por meio de uma parceria entre a Tembici e a Petrobras e, em nota, a Tembici informou que a suspensão ocorreu para que seja feita uma reavaliação da utilização do modal.

A Tembici informou que priorizar a segurança dos usuários e pedestres é ponto incontestável na condução dos projetos operados por ela e, que em conjunto com a Petrobras Distribuidora, suspendeu as atividades do Patinete Petrobras a partir de 17 de maio.

"As duas empresas entendem que a utilização do modal deve passar por uma reavaliação considerando as especificidades do trânsito e das vias públicas", diz a nota.

A Tembici informou na nota que a iniciativa do patinete foi lançada em primeira mão no Rio de Janeiro, em dezembro de 2018, "para testar mais um modal de micromobilidade sustentável no deslocamento dos cariocas".

De acordo com a Tembici, desde o início do projeto, em todas as estações havia promotores e todos os usuários recebiam capacetes e instruções sobre o funcionamento e questões de segurança, além de respeito à legislação e aos pedestres. Conforme a empresa, durante os seis meses de funcionamento do Patinete Petrobras, "não foi reportado nenhum acidente grave" na utilização do equipamento.

A Tembici informou, na nota, que pretende desenvolver outros projetos de mobilidade em parceria com a Petrobras. "As empresas estudam novas possibilidades de parcerias em modais mais consolidados de micromobilidade".

A assessoria de imprensa da Petrobras Distribuidora, que entrou como patrocinadora no projeto do patinete, informou que a nota é conjunta.

Os serviços de patinetes elétricos oferecidos pelas empresas Yellow e Grin na área central do Rio de Janeiro continuam funcionando normalmente.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.