Topo

SUVs viram mania e vão além da moda passageira; entenda o motivo

Que mania é essa? Queira ou não, você ainda vai ter um SUV

Programa Auto+

Benê Gomes*

Do Auto+, em São Paulo (SP)

12/05/2019 07h00

Você ainda acredita que os modelos do tipo SUV, os utilitários esportivos, são uma moda passageira? É melhor começar a repensar.

Hoje o segmento formado por crossovers e SUVs não para de crescer em todo o mundo, inclusive no Brasil. Aqui, já responde por 25% do mercado de automóveis, segundo a Fenabrave, entidade que reúne os revendedores de veículos. Goste ou não, uma coisa é certa: você ainda vai ter um SUV na garagem.

No Brasil, o Ford EcoSport, lançado em 2003, foi o primeiro utilitário desenvolvido sobre a plataforma de um carro de passeio pequeno -- no caso, o Fiesta. Na época, SUVs "raiz", com carroceria sobre chassi e equipados com tração 4x4 e reduzida, já faziam sucesso. O exemplo do EcoSport foi seguido por outras montadoras.

Você pode se perguntar: o que leva alguém a escolher um SUV compacto em vez de levar um hatch médio ou um bom sedã familiar? Carroceria elevada e maior espaço interno são alguns motivos. Confira o vídeo para saber mais.

O Programa Auto+ está de casa nova na temporada 2019. A partir de abril, passa a ser exibido nas noites de sábado pela RedeTV!, sempre às 19h.

É a volta do programa à grade onde esteve por três anos, entre 2008 e 2010. Criado em 2005 por Benê Gomes, o Auto+ também tem o jornalista Marcello Sant'Anna dividindo a apresentação da atração, com produção da Auto+ Entretenimento, empresa especializada em promoção de eventos automotivos e de esporte a motor.

*Com reportagem de Diego Dias