Topo

VW Jetta GLI estreia no Brasil em 2019 com motor 2.0 turbo de Golf GTI

Versão esportiva traz a sigla GLI para o Brasil pela primeira vez - Rodrigo Mora/UOL
Versão esportiva traz a sigla GLI para o Brasil pela primeira vez
Imagem: Rodrigo Mora/UOL

Vitor Matsubara

Do UOL, em São Paulo (SP)

30/04/2019 11h23

Resumo da notícia

  • Nova geração do Jetta foi lançada em 2018 sem motor 2.0 TSI
  • Motor é o mesmo do esportivo Golf GTI, com 230 cv
  • Sedã virá com teto solar panorâmico, painel digital e outros itens

O novo Volkswagen Jetta estreou no Brasil no ano passado com uma ausência muito sentida: o motor 2.0 TSI. Mas a motorização mais potente está perto de voltar às ruas, como mostram as imagens feitas por Rodrigo Mora, colaborador de UOL Carros, em São Bernardo do Campo (SP).

São as belas rodas de 18 polegadas que entregam: este é o Jetta GLI. Fontes ligadas à empresa afirmam que a versão esportiva (flagrada em testes nos arredores da fábrica da VW) será lançada ainda neste semestre. Há chances, inclusive, de o carro estrear no mercado brasileiro já em maio, quando o GLI começa a ser vendido na Argentina.

A receita mecânica é a mesma do Golf GTI: motor 2.0 turbo de 230 cv e torque máximo de 35,7 kgfm, já disponíveis a partir de 1.500 rpm. A transmissão é a conhecida automatizada de dupla embreagem (DSG) de seis marchas com tração dianteira. A suspensão traseira é multilink em vez do eixo de torção das demais versões.

Volkswagen Jetta GLI - Rodrigo Mora/UOL - Rodrigo Mora/UOL
Veículo ainda está em testes, mas falta de disfarces indicam que lançamento está próximo
Imagem: Rodrigo Mora/UOL

Quem aprecia desempenho não deve se decepcionar: o Jetta GLI acelera de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos e atinge a velocidade máxima de 240 km/h, segundo números da própria Volkswagen.

A lista de equipamentos de série deve ser mais completa do que a versão R-Line. Inclua aí itens como volante esportivo com base achatada e bancos do tipo concha (mas sem a clássica padronagem xadrez que é marca registrada do Golf GTI), além de painel digital, sistema de som Beats, entre outros.

Errata: este conteúdo foi atualizado
A versão topo de linha do VW Jetta se chama R-Line, e não Highline, como havia sido informado anteriormente.