Topo

Sabesp testa híbrido Toyota Prius e elétrico BYD E5 para atender clientes

BYD E5 cedido a companhia estadual de saneamento tem autonomia de cerca de 300 km - Divulgação
BYD E5 cedido a companhia estadual de saneamento tem autonomia de cerca de 300 km
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo (SP)

04/04/2019 07h00

A Sabesp, companhia estadual de saneamento de São Paulo, anunciou parceria com as montadoras BYD e Toyota para testar veículos eletrificados no atendimento a clientes na Região Metropolitana. A empresa vai utilizar, durante 60 dias, uma unidade do Toyota Prius, modelo híbrido, e outra do BYD E5, 100% elétrico, para avaliar eventuais vantagens relacionadas a custos de operação desses dois modelos, que eventualmente poderão ser incorporados à sua frota.

Caso os carros sejam aprovados nos testes, a empresa, controlada pelo governo paulista, vai definir o modelo de uso, seja por comodato, aluguel ou aquisição. A Sabesp estima que poderá economizar até 50% os gastos operacionais com o Prius e em até 70% com o E5, na comparação com um veículo convencional, com motor a combustão interna.

BYD E5 testado pela Sabesp - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Enquanto o Prius recarrega suas baterias nas frenagens e com a própria movimentação do veículo, o E5, por ser puramente elétrico, necessita ser reabastecido em uma tomada. Para tal, a BYD instalou um totem para recarga na sede da Sabesp, no bairro de Pinheiros, na Zona Oeste da capital paulista. A autonomia estimada com uma carga completa é de aproximadamente 300 km, dependendo das condições de uso.

A companhia de saneamento já tem um programa para movimentar uma frota de 35 veículos com biogás gerado no tratamento de esgoto na unidade de Franca, no interior paulista, em vigor desde abril de 2018 e já noticiada por UOL Carros. A iniciativa teve investimento total de R$ 7,4 milhões, custeado pela empresa em parceria com o Instituto Fraunhofer IGB, da Alemanha.