Topo

Prévia do Chevrolet Onix será dia 11; Prisma chega antes e vira Onix Sedan

Há poucos dias, GM divulgou imagens oficiais do novo Onix Sedan em versão esportivada - Divulgação
Há poucos dias, GM divulgou imagens oficiais do novo Onix Sedan em versão esportivada
Imagem: Divulgação

Fernando Calmon

Colaboração para UOL Carros, de São Paulo (SP)

03/04/2019 11h59

Resumo da notícia

  • Nome Prisma é abandonado por nomenclatura global
  • Segunda geração será exibida no Brasil antes de estreia na China
  • Produção em larga escala começa em setembro no RS
  • Sedã chega em outubro e hatch, em dezembro, diz fonte

Antes de ser apresentado globalmente no Salão de Xangai, na China, que abre as portas ao público em 16 de abril, o novo Chevrolet Onix terá uma prévia para jornalistas brasileiros no próximo dia 11, no campo de provas da General Motors em Cruz Alta (distrito de Indaiatuba/SP). A informação consta de convite enviado à imprensa, que mostra parte da traseira do modelo, ainda coberto por camuflagem -- da forma como será exibido para a imprensa especializada, neste primeiro momento.

Apesar dos disfarces, a imagem divulgada pela filial brasileira da GM revela que o evento em sua pista de testes vai mostrar a variante sedã do compacto, a mesma que será exibida no salão chinês como Onix Sedan. Fonte familiarizada com o lançamento informa que essa nomenclatura também será utilizada no Brasil, abandonando, portanto, o nome Prisma.

A mesma fonte afirma que o sedã será lançado no Brasil antes do hatch, com produção em série a partir do começo de setembro na fábrica de Gravataí (RS) e chegada às concessionárias em outubro. O hatch, por sua vez, começa a ser feito em larga escala na linha gaúcha em novembro, com vendas iniciando em dezembro. As datas exatas do lançamento ainda são divergentes: no começo deste ano, a agência "Automotive Business" afirmou que a produção do Onix Sedan e hatch começaria em julho, enquanto concessionários estimam a chegada dos modelos às lojas para o início do segundo semestre.

A chegada da segunda geração do Onix nas duas variações de carroceria integra o já anunciado plano de lançar 30 carros no Brasil e região até 2022, incluindo a renovação de modelos já oferecidos, como são os casos do hatch e do sedã compactos, e veículos inéditos. Os novos Onix e Onix Sedan serão fabricados sobre a nova plataforma modular GEM, que dará origem a uma família global, com cinco variantes de carroceria e motores de 1 litro a 1,5 litro, com opção de turbo em algumas aplicações. Essa base foi desenvolvida em conjunto com a chinesa SAIC.

Essa família de veículos, incluindo o Onix, será global, a ser comercializada em 40 países, incluindo Brasil, China, México e os mercados sul-americanos onde hoje Onix e Prisma já são vendidos, com produção brasileira, em Gravataí.

A mesma fonte consultada afirma que o novo Onix Sedan será praticamente idêntico ao modelo chinês, cujas imagens foram recentemente divulgadas, incluindo o interior do carro, inspirado na cabine do Chevrolet Cruze -- porém, em um primeiro momento, ao menos, sem os adereços esportivados da versão Redline, destinada à China.

O novo Onix Sedan terá espaço interno ampliado, com 2,60 m de entre-eixos (o Prisma tem 2,52 m), mas virá com porta-malas menor, com 470 litros, contra 500 litros do atual. Por conta do aumento no tamanho, poderá determinar a aposentadoria do Chevrolet Cobalt.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Campo de provas da GM fica em Cruz Alta, Indaiatuba (SP).