Prévia do Chevrolet Onix será dia 11; Prisma chega antes e vira Onix Sedan
Resumo da notícia
- Nome Prisma é abandonado por nomenclatura global
- Segunda geração será exibida no Brasil antes de estreia na China
- Produção em larga escala começa em setembro no RS
- Sedã chega em outubro e hatch, em dezembro, diz fonte
Antes de ser apresentado globalmente no Salão de Xangai, na China, que abre as portas ao público em 16 de abril, o novo Chevrolet Onix terá uma prévia para jornalistas brasileiros no próximo dia 11, no campo de provas da General Motors em Cruz Alta (distrito de Indaiatuba/SP). A informação consta de convite enviado à imprensa, que mostra parte da traseira do modelo, ainda coberto por camuflagem -- da forma como será exibido para a imprensa especializada, neste primeiro momento.
Apesar dos disfarces, a imagem divulgada pela filial brasileira da GM revela que o evento em sua pista de testes vai mostrar a variante sedã do compacto, a mesma que será exibida no salão chinês como Onix Sedan. Fonte familiarizada com o lançamento informa que essa nomenclatura também será utilizada no Brasil, abandonando, portanto, o nome Prisma.
A mesma fonte afirma que o sedã será lançado no Brasil antes do hatch, com produção em série a partir do começo de setembro na fábrica de Gravataí (RS) e chegada às concessionárias em outubro. O hatch, por sua vez, começa a ser feito em larga escala na linha gaúcha em novembro, com vendas iniciando em dezembro. As datas exatas do lançamento ainda são divergentes: no começo deste ano, a agência "Automotive Business" afirmou que a produção do Onix Sedan e hatch começaria em julho, enquanto concessionários estimam a chegada dos modelos às lojas para o início do segundo semestre.
A chegada da segunda geração do Onix nas duas variações de carroceria integra o já anunciado plano de lançar 30 carros no Brasil e região até 2022, incluindo a renovação de modelos já oferecidos, como são os casos do hatch e do sedã compactos, e veículos inéditos. Os novos Onix e Onix Sedan serão fabricados sobre a nova plataforma modular GEM, que dará origem a uma família global, com cinco variantes de carroceria e motores de 1 litro a 1,5 litro, com opção de turbo em algumas aplicações. Essa base foi desenvolvida em conjunto com a chinesa SAIC.
Essa família de veículos, incluindo o Onix, será global, a ser comercializada em 40 países, incluindo Brasil, China, México e os mercados sul-americanos onde hoje Onix e Prisma já são vendidos, com produção brasileira, em Gravataí.
A mesma fonte consultada afirma que o novo Onix Sedan será praticamente idêntico ao modelo chinês, cujas imagens foram recentemente divulgadas, incluindo o interior do carro, inspirado na cabine do Chevrolet Cruze -- porém, em um primeiro momento, ao menos, sem os adereços esportivados da versão Redline, destinada à China.
O novo Onix Sedan terá espaço interno ampliado, com 2,60 m de entre-eixos (o Prisma tem 2,52 m), mas virá com porta-malas menor, com 470 litros, contra 500 litros do atual. Por conta do aumento no tamanho, poderá determinar a aposentadoria do Chevrolet Cobalt.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.