Topo

Testes e lançamentos


Chevrolet Prisma 2020: China mostra todos os detalhes do novo sedã

Do UOL, em São Paulo (SP)

2019-03-30T15:14:12

30/03/2019 15h14

O desenvolvimento da segunda geração do Chevrolet Onix está na reta final. A General Motors/Saic, chinesa, responsável pelo desenvolvimento do novo modelo (em conjunto com a GM do Brasil), divulgou novas imagens da configuração três-volumes, incluindo fotos do interior. Por lá, este carro será conhecido como Onix Sedan e será o primeiro da nova linha, que terá cinco variantes de carroceria, como UOL Carros já explicou.

Para o Brasil, ainda há um mistério sobre seguir ou não com o nome Chevrolet Prisma para o sedã. Mas é certo que a nova geração do compacto também será iniciada pelo três-volumes. Flagras do modelo já são vistos há algum tempo aqui no país.

De acordo com o colunista de UOL Carros, Fernando Calmon, a produção dos modelos da linha Onix 2020 começa em Gravataí (RS) no final deste ano: sedã em setembro; hatch em novembro.

Vendas no Brasil de Chevrolet Onix 2020 e do sedã (seja Prisma, seja Onix sedã) começam um mês depois. Ou seja, veremos o novo compacto nas ruas, de fato, entre dezembro deste ano e janeiro de 2020.

Além de sedã e hatch compactos, esta nova família terá uma picape para substituir a jurássica Montana com cara de Agile (e eventualmente entrar na briga de picapes compacto-médias, como Duster, Toro e a futura Tarok), além de um produto para substituir o monovolume Spin. O sedã compacto premium Cobalt pode ser substituído pelo próprio Onix Sedan/Prisma, que terá entre-eixos de 2,60 m, sendo maior que o modelo atual -- isso porém ainda precisa ser confirmado para nosso mercado onde o Cobalt tem forte participação entre frotistas.

Na China, as vendas começam em breve, já que a GM prepara uma invasão por lá, com 20 novidades ainda este ano. No Brasil, serão 30 modelos até 2022, já incluindo aí meras atualizações de outras linhas, não apenas os modelos inéditos.

Divulgação
Traseira também ficou imponente, mas uso de LEDs fora da versão chinesa ainda não está confirmado Imagem: Divulgação

Como é o novo sedã

Bom lembrar que a variante revelada pelo GM chinesa é a esportivada Redline, daí o visual bem invocado: grade lembrando aquela do Cruze SS, com direito a detalhes em vermelho; rodas pintadas de preto; spoilers e saias laterais; uso de LED no conjunto óptico frontal e nas lanternas; bem como o interior bicolor.

Mas é possível ter uma ideia das atualizações da geração, ainda assim: a família Onix deixa de ter um visual inspirado em outros compactos do mercado (como foi desde o começo, "bebendo na fonte" do então líder Gol). O carro cresce e aparece, com detalhes inspirados por modelos mais caros da linha global da Chevrolet.

Por dentro, visual de painel central e console central evoluem bem: o cluster passa a lembrar aquele usado no Cruze, na S10 e em modelos mais caros da linha; qualidade de texturas do revestimento e mesmo a tela de entretenimento, com estilo flutuante, também avançam em relação ao carro atual.

Pelo menos para a China, acabamento terá, além dos dois tons, "texturas 3D", além de bancos integrais, de perfil mais esportivo; sistema de entretenimento terá tela de 8 polegadas com apenas 720p de resolução, mas com integração total para Android Auto e Apple Carplay, além de dupla de entradas USB para os bancos dianteiros. Também há opção de teto solar, um mimo interessante.

Apesar do espaço interno ampliado, com 2,60 m de entre-eixos (o sedã brasileiro atual tem 2,52 m), o porta-malas ficou menor, com 470 litros (500 l no atual). Detalhes como tipo e qualidade de botões e mesmo de puxadores de porta não se alteram tanto.

Nova plataforma modular (a GEM) trará ainda nova família de motores pequenos, leves e eficientes (três cilindros e quatro cilindros, com uso de turbo em algumas aplicações) de 1 litro, 1,2 litro, 1,4 litro e 1,5 litro como um todo. Para a linha compacta, aguardamos uso de 3-cilindros de 1 ou 1,2 litro. Câmbio deve seguir o padrão atual, inclusive com o automático de seis velocidades.

Divulgação
Volante tem só teclas do sistema de som e ar-condicionado ainda é simples, mas acabamento evoluiu bem Imagem: Divulgação

Mais Testes e lançamentos