Topo

Caoa confirma negociação com Ford para comprar fábrica do Fiesta em SP

Grupo Caoa atua como revendedor da Ford há 40 anos - Divulgação
Grupo Caoa atua como revendedor da Ford há 40 anos
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo (SP)

27/02/2019 11h38

Resumo da notícia

  • Grupo Caoa confirma negociação com Ford
  • Ainda não há "compromisso" de compra da fábrica de São Bernardo
  • Negociações envolvem o governo estadual paulista
  • Caoa é revendedora da Ford, mas também está em expansão como fabricante
  • Caoa fabrica SUV da Hyundai, bem como modelos da chinesa Chery no Brasil

O Grupo Caoa confirmou nesta manhã de quarta-feira (27) que está negociando com a Ford a compra da fábrica de São Bernardo do Campo (SP). Na quarta-feira, um representante da Ford teria negado a procura da Caoa.

Segundo o setor de Comunicação do Grupo Caoa, empresa que atua no segmento de concessionárias há 40 anos (inclusive revendendo produtos da Ford) e também é parceira da sul-coreana Hyundai e da chinesa Chery, a conversa entre as duas empresas é "natural", mas ainda não há qualquer definição ou "compromisso para a aquisição".

Ainda de acordo com a empresa, o governo paulista também está envolvido na negociação. Informações anteriores repassadas pelo Palácio dos Bandeirantes apontavam que três empresas fabricantes de caminhões e automóveis, duas multinacionais e uma brasileira, haviam demonstrado interesse na fábrica da Ford no ABC, cujo fechamento foi anunciado na última semana.

A unidade de São Bernardo é responsável pela fabricação da linha da caminhões da Ford, além do hatchback Fiesta. Com o fechamento, o emprego de 2.800 funcionários diretos está ameaçado, além de pelo menos 1.500 indiretos.

O Grupo Caoa está em expansão nos últimos anos, atuando também como fabricante de veículos no Brasil. Primeiro, com a linha de SUVs da Hyundai em Anápolis (GO); mais recentemente, com a aliança com a chinesa Chery, com a ampliação da produção na unidade paulista de Jacareí (de origem Chery) e introdução de montagem dos SUVs da linha Tiggo também em Anápolis.

Veja a íntegra do comunicado da Caoa

"A Caoa confirma que há conversas com a Ford e com o Governo da Estado sobre a aquisição da planta em São Bernardo do Campo. A Ford é uma marca que tem extrema importância no Brasil e no mundo -- como se não bastasse, a Caoa tem uma forte parceria com a Ford há mais de 4 décadas, sendo até hoje a maior distribuidora da marca na América Latina.

Dessa forma, é natural que a Caoa e a Ford conversem sobre futuras negócios, assim como ocorre com outros empresas sempre que há uma boa oportunidade. Dito isso, até o momento não há nenhuma definição ou compromisso para a aquisição da planta."