Topo

BMW terá cabine de carro futurista e moto sem piloto na CES 2019

Cabine do conceito Vision iNext estará pronta para teste durante feira de tecnologia - Divulgação
Cabine do conceito Vision iNext estará pronta para teste durante feira de tecnologia
Imagem: Divulgação

Jorge Moraes

Colaboração para o UOL, em Recife (PE)

06/01/2019 08h00

Alemães vão usar realidade virtual e ampliada para mostrar agora como serão os próximos veículos

A BMW já deu mostra do que vai rolar entre 8 e 11 de janeiro, em Las Vegas (EUA), na CES (Consumer Electronics Show). Os alemães apresentarão o futuro do fronteira entre vida real e digital para ampliar o potencial do prazer ao dirigir.  

Ou seja, nesse novo e misterioso mundo teremos ferramentas para aperfeiçoar a viagem a bordo dos novos veículos da empresa e até um tanto de ousadia, com o projeto da moto que vai dispensar o piloto. Essa promete ser demais!

Nossa equipe já agendou o primeiro passeio virtual a bordo do conceito BMW Vision iNEXT (conceito de SUV do futuro que foi apresentado em agosto de 2018), literalmente com a ajuda de um assistente pessoal da empresa, num primeiro passo do virtual mexendo com o real. Tudo será programado para acontecer no pavilhão da empresa, localizado no Silver Lot de Las Vegas Convention Center, durante a CES.

Na demonstração, esperamos ter uma ideia da condução automatizada associada a sensores que promete levar o motorista a experimentar, em tempo real, inovações nas áreas de design, direção, conectividade, eletrificação e serviços.

O Vision iNEXT fará parte de uma apresentação de realidade mista que permitirá ao visitante ter a sensação virtual de conduzir o carro-conceito: com óculos de realidade virtual e uma cabine projetada especificamente para o evento, nós e todos que se aventurarem, vamos mergulhar em uma outra vida -- nela, automóveis são autônomos, com displays interativos e inteligentes. Algo distante?

No novo BMW X7, por exemplo, sistemas off-road com esta tecnologia entrarão em cena. Vamos ver, em breve, o que ela tem de novo realmente e o quanto valerá a pena. Lembrando que o gigante X7 já está confirmado para os EUA e deve desembarcar em breve também no Brasil.

Nossa experiência também incluirá o uso do novo assistente pessoal inteligente dos carros da BMW -- uma versão atualizada da plataforma que será lançada nos veículos da marca a partir de março, como a nova geração do Série 3.

O que se sabe é que o sistema vai além dos gestos e permite que motoristas e passageiros controlem as principais funções do carro usando voz em linguagem natural -- ou seja, do que jeito que nós falamos no dia a dia. Fale em português e vai ficar tudo certo.

Mas e a moto?

Impossível esquecer dessa parte curiosa: a CES será palco também para ver a R 1200 GS de alta performance... sem piloto. Literalmente como estou escrevendo. A máquina foi desenvolvida como uma plataforma de pesquisa para obter insights sobre como ajudar os motoristas a melhorar suas manobras no futuro. Sem condutor apoiado no guidão, mas cheia de segurança.

Jorge Moraes é jornalista, influenciador digital, jurado do Prêmio UOL Carros e fala sobre tecnologia em automóveis 

BMW R 1200 GS moto autônoma - Divulgação - Divulgação
Revelada apenas na pista de testes de 2018, R 1200 GS autônoma será vista por todos na CES
Imagem: Divulgação