Topo

Porsche 718 Cayman e Boxster ganham versão T com 300 cv e câmbio manual

Versões "T" podem vir com câmbio manual ou PDK - Divulgação
Versões "T" podem vir com câmbio manual ou PDK
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo (SP)

26/12/2018 07h00

Modelos dispensam itens como central multimídia em nome do baixo peso; lançamento no Brasil está confirmado, mas sem data definida

A Porsche anunciou nesta quarta-feira (19) o lançamento dos novos 718 Boxster e Cayman T. Assim como o 911 T, as novidades apostam em um estilo mais "purista", priorizando o prazer ao dirigir. Além do motor turbo de quatro cilindros horizontais de 300 cv, os modelos trazem câmbio manual de seis marchas (a caixa de dupla embreagem PDK é oferecida como opcional) e baixo peso.

Boxster e Cayman T saem de fábrica com rodas de liga leve de 20 polegadas, chassi esportivo PASM rebaixo em 20 milímetros, alavanca de câmbio encurtada e o pacote Sport Chrono. Há também sistema de vetorização de torque (PTM) e bloqueio mecânico do diferencial do eixo traseiro. 

O interior deixa claro como as versões "T" colocam desempenho em primeiro lugar. Para compensar o peso adicional causado pela instalação do filtro de partículas de gasolina (GPF), não há maçanetas internas (substituídas por puxadores pretos) e os bancos esportivos têm apenas duas posições de ajuste. Até a central multimídia foi retirada para aliviar peso, mas quem quiser poderá encomendá-la sem custo adicional.

Apesar da falta de alguns itens, o 718 T não é espartano. O revestimento interno tem couro e tecido e há frisos decorativos no painel de instrumentos e no console central. Apliques em preto brilhante completam o visual.

Porsche 718 Boxster T 3 - Divulgação - Divulgação
Cadê a central multimídia? Item foi retirado em nome do baixo peso
Imagem: Divulgação

Menos de cinco segundos

O motor 2.0 turbo de 300 cv e 38,7 kgfm de torque máximo a apenas 2.150 rpm faz o 718 T empolgar. Com peso líquido de 1.350 quilos na versão com câmbio manual (1.380 kg se a escolha for pela caixa PDK), o carro tem uma relação peso-potência de 4,5 kg/cv com câmbio manual e 4,6 kg/cv na configuração com transmissão PDK. Aceleração de 0 a 100 km/h é realizada em 5,1 segundos, caindo para 4,7 segundos com a transmissão PDK. A velocidade máxima é de 275 km/h. 

Já o pacote Sport Chrono oferece os modos de condução Normal, Sport, Sport Plus e Individual, que podem ser ativados por um seletor giratório instalado no volante. Os modos Sport e Sport Plus ativam características mais esportivas tanto no sistema de gerenciamento do motor como no acelerador. O segundo modo, aliás, também altera vários parâmetros de estabilidade, coxins e transmissão. Há ainda a função Sport Response, que prepara motor e transmissão para entregar o melhor desempenho possível por até 20 segundos.

Na Alemanha, o Porsche 718 Cayman T está à venda partindo de 63.047 euros e o 718 Boxster T começa em 65.070 euros, incluindo o imposto de valor adicionado naquele país. Os modelos estão confirmados para o Brasil, mas a Porsche ainda não definiu a data de lançamento por aqui.

Porsche 718 Boxster T 2 - Divulgação - Divulgação
Modelo será vendido no Brasil, mas ainda não há data definida
Imagem: Divulgação