Topo

Um pouco menos de burocracia: já dá para tirar CNH digital sem ir ao Detran

Versão digital da CNH pode ser usada mesmo sem conexão com internet - Divulgação
Versão digital da CNH pode ser usada mesmo sem conexão com internet
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo (SP)

21/12/2018 10h14

Documento só pode ser solicitado por motoristas que tenham CNH em papel com QR Code

Já é possível tirar a CNH digital sem precisar passar pelas filas do Detran. O Ministério das Cidades informou que o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) pode ser usado para a função.

O aplicativo utiliza a câmera do smartphone e tecnologia de reconhecimento facial para gerar a Carteira Nacional de Habilitação Digital. Com isso, dispensa a burocracia da certificação digital, que era o motivo pelo qual boa parte dos interessados em ter a CNH digital precisava passar pelos Detrans estaduais -- quem já tinha um certificado digital, que é pago e pode ser obtido em órgãos especializados, não precisava apelar aos órgãos de trânsito.

O governo afirma que a iniciativa é inédita no mundo. Segundo Alexandre Baldy, ministro das Cidades, a intenção é que a longo prazo a impressão da CNH "vá se tornar desnecessária, reduzindo custo para o cidadão e do órgão público".

Mas atenção: aplicativo criado pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) em parceria com Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) é útil apenas para motoristas com a CNH de papel que possui QR Code impresso -- os modelos emitidos após maio de 2017.

Como fazer agora?

Após baixar o aplicativo (disponível gratuitamente na Google Play e App Store), o usuário ativa seu cadastro e pode requisitar o documento via celular.

Neste caso, o aplicativo realiza a leitura do QR Code da CNH de papel e depois faz o reconhecimento facial para verificar se o solicitante é o mesmo cadastrado no Detran.

Em seguida, o usuário informa um número de telefone celular e cadastra uma senha de quatro dígitos para acessar o documento -- que pode ser visualizado mesmo offline.