Topo

Honda HR-V vira SUV elétrico Everus VE-1 feito apenas para a China

Plataforma do VE-1 é quase a mesma do HR-V: ela foi modificada para acomodar baterias - Divulgação
Plataforma do VE-1 é quase a mesma do HR-V: ela foi modificada para acomodar baterias
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo (SP)

27/11/2018 07h00

Modelo de 163 cv tem autonomia de até 340 km e traz várias peças do modelo da Honda

A Honda lançou o Everus VE-1, o primeiro modelo elétrico produzido em série pela marca japonesa. Desenvolvido exclusivamente para o mercado chinês, o SUV baseado no Honda HR-V já havia sido antecipado pelo conceito EV  Concept. Ambos são frutos da aliança GAC-Honda, firmada pela marca japonesa com a Guangzhou  Automobile  Group (GAC).

Não é difícil achar elementos em comum com o HR-V. Faróis, recorte do capô e o desenho das janelas e portas são os mesmos do SUV vendido pela Honda em diversos mercados. No lugar da grade frontal com o aplique cromado em formato de asa da Honda há um bocal para recarga das baterias.

Veja mais

+ Avaliação: novo Honda HR-V 2019 fica mais confortável
Quer negociar hatches, sedãs e SUVs? Use a Tabela Fipe
Inscreva-se no canal de UOL Carros no Youtube
Instagram oficial de UOL Carros
Siga UOL Carros no Twitter

O motor elétrico tem 163 cv e torque instantâneo é de 28,5 kgfm, responsável por movimentar o eixo dianteiro. A plataforma é praticamente a mesma do HR-V, recebendo algumas mudanças para acomodar as baterias. A Honda afirma que o veículo pode rodar até 340 quilômetros sem recarregar e o SUV possui três modos de condução: Normal, Sport e Battery Saver (ou "Poupador de Bateria", em bom Português).

O Everus  VE-1 está à venda na China por 170.800 yuan, ou aproximadamente R$ 96.600. O valor é cerca de 42 mil yuan mais caro que os 128.800 yuan (R$ 72.845) pedidos por um HR-V novo por lá. Quem não tem dinheiro ou simplesmente não deseja comprar um veículo também terá oportunidade de dirigir um VE-1, já que a empresa também disponibilizará uma frota de SUVs elétricos para uso compartilhado.

Honda Everus EV-1 2 - Divulgação - Divulgação
Modelo foi desenvolvido exclusivamente para o mercado chinês
Imagem: Divulgação