Topo

Novo Toyota Corolla sedã dá as caras na China e chega ao Brasil em 2020

Novo Toyota Corolla é flagrado quase sem camuflagem na China - Facebook/Ferd
Novo Toyota Corolla é flagrado quase sem camuflagem na China
Imagem: Facebook/Ferd

Do UOL, em São Paulo (SP)

14/11/2018 18h29

Sedã chega à 12ª geração com design esportivo e mais conectividade. Por aqui, deve trazer motor híbrido flex

A Toyota apresentará a 12ª geração do Corolla sedã na próxima sexta-feira (16), mas o modelo já foi flagrado quase sem camuflagem na China, um dos países onde será revelado primeiro. As imagens publicadas nesta reportagem foram salvas da página no Facebook "Ferd".

O modelo tem grande importância para o Brasil, já que a atual geração é com sobras o mais vendido do país no segmento de três-volumes médios. É claro que o Corolla 12 eventualmente será vendido e produzido no Brasil, mas chegada não deverá acontecer antes do primeiro semestre de 2020.

Veja mais

+ Toyota aposta em Yaris aventureiro e Hilux esportiva no Salão
+ Quer negociar hatches, sedãs e SUVs? Use a Tabela Fipe
+ Inscreva-se no canal de UOL Carros no Youtube
+ Instagram oficial de UOL Carros
+ Siga UOL Carros no Twitter

Para tanto a fabricante já anunciou um investimento de R$ 1 bilhão na fábrica de Indaiatuba (SP), a fim de adaptar a linha de montagem para receber a plataforma modular global TNGA, utilizada como base do sedã em sua próxima geração.

Base é a mesma do híbrido Prius e também do SUV compacto C-HR. Justamente por compartilhar tal plataforma o novo Corolla tem grandes chances de contar com versões híbridas no exterior e também por aqui. UOL Carros aposta que a tecnologia híbrida flex desenvolvida pela Toyota no país será usada pelo Corolla 12 nacional.

Além disso, o modelo médio deve estrear um novo motor 2.0 aspirado, mais eficiente, acoplado a uma inovadora transmissão CVT (continuamente variável) com engrenagem para otimizar as arrancadas e economizar combustível.

Novo Toyota Corolla traseira - Facebook/Ferd - Facebook/Ferd
Traseira ainda está um bocado velada, mas parece similar à do novo Camry
Imagem: Facebook/Ferd

Apareceu, mas não tanto

Apesar dos leves disfarces, não é possível ver muito bem as linhas definitivas do carro. Pode-se afirmar, porém, que a frente tem traços do Corolla hatch já exibido nos Estados Unidos e na Europa (sob a alcunha Auris) em meados deste ano. Atrás, a inspiração parece ser o novo Camry, com lanternas esticadas.

Já o interior, apesar da imagem de baixa qualidade, aparenta ser idêntico ao do Corolla hatch, destacando a tela tátil de oito polegadas da central multimidia "flutuante". O volante é uma evolução do modelo atual, agrupando os comandos essenciais.

Novo Toyota Corolla painel - Facebook/Ferd - Facebook/Ferd
Apesar da imagem azulada, com qualidade muito ruim, é possível ver com o painel do Corolla 12 sedã será igual ao do hatch já apresentado em alguns mercados
Imagem: Facebook/Ferd