Topo

Chevrolet Cruze recebe 4 estrelas em segurança; Fiat 500X tem nota máxima

Do UOL, em São Paulo (SP)

07/11/2018 12h57Atualizada em 07/11/2018 14h24

Ambos obtiveram notas mais altas de suas fabricantes; 500X deve chegar ao Brasil em breve

O Latin NCAP, entidade independente que testa a segurança de carros vendidos no Brasil, Caribe e América Latina, divulgou nesta quarta-feira (7), o resultado de dois modelos: Chevrolet Cruze, já vendido em nosso país; e Fiat 500X, que deve chegar ao mercado logo mais.

Ambos foram bem, com destaque para o modelo da Fiat gabaritando o teste e ainda obtendo o selo de "segurança avançada". Segundo o Latin NCAP, "o 500X foi o primeiro Fiat a conseguir cinco estrelas para adulto e para crianças no Latin NCAP".

Pelo histórico do teste de segurança, feito para a região desde 2010, o Cruze também obteve a nota mais alta de um Chevrolet.

Veja mais

Fiat mostra conceito Fastback e vai investir R$ 8 bilhões ate 2023
+ Quer ir ao Salão? Veja nossas dicas sobre preços, horários e local
Quer negociar hatches, sedãs e SUVs? Use a Tabela Fipe

Inscreva-se no canal de UOL Carros no Youtube
Instagram de UOL Carros
Siga UOL Carros no Twitter

Resultados

O Latin NCAP fez o teste com a configuração sedã do modelo argentino, na versão com quatro airbags, mas o resultado também vale para o hatchback. Assim, o modelo recebeu a nota de 4 estrelas para adultos e 4 para crianças.

Segundo o órgão, o Cruze oferece "boa proteção para cabeça e pescoço do motorista e do passageiro" da frente, mas "proteção marginal" para o peito do condutor. Para a entidade, "a estrutura do habitáculo foi considerada estável" e com boa proteção em impactos laterais, mas sem que se tenha avaliado o impacto em postes, uma vez que o modelo não possui equipamentos de segurança para tanto (airbags de cabeça). O controle de estabilidade também foi testado e "seu desempenho atende aos requisitos regulamentares".

Para crianças, o Cruze obteve 20,83 pontos de 24 possíveis no teste dinâmico, 10,93 de 12 possíveis no uso de dispositivos de retenção (cadeirinhas) e 7 de 13 na avaliação total.

Chevrolet Cruze 2019 latin NCAP - Latin NCAP/Reprodução - Latin NCAP/Reprodução
Novo Cruze desembarca no Brasil no primeiro semestre de 2019
Imagem: Latin NCAP/Reprodução

Já o SUV compacto urbano Fiat 500X está no radar da marca para o Brasil, tanto que é um dos modelos do estande da marca no Salão do Automóvel. A unidade testada foi importada da Itália -- o modelo, que usa a mesma base do Jeep Renegade, é fabricado em Melfi -- e tem seis airbags.

O resultado foi, segundo a entidade, "o melhor para um carro da Fiat já testado pelo Latin NCAP", chegando à nota máxima: 5 estrelas tanto na proteção de adultos, quanto para crianças. No geral, foram "bons resultados" para proteção de motorista e passageiros, exceto na proteção da região do peito e dos joelhos, com nível "adequado".

Para crianças, o 500X obteve 22,60 pontos de 24 possíveis no teste dinâmico, 11,52 de 12 possíveis no uso de dispositivos de retenção (cadeirinhas) e 9 de 13 na avaliação total.

Fiat 500X Latin NCAP - Latin NCAP/Reprodução - Latin NCAP/Reprodução
Fiat 500X está cotado para ser vendido no segmento de HR-V, Renegade, Creta, Ecosport e outros
Imagem: Latin NCAP/Reprodução

Errata: este conteúdo foi atualizado
O Chevrolet Cruze que enfrentou os testes do Latin NCAP é vendido no mercado argentino, de onde o Brasil importa o carro, e traz o mesmo design que o atual carro oferecido no Brasil -- e não o novo desenho já disponível no mercado norte-americano, conforme havíamos escrito.