Topo

Novo Audi A1, "primo rico" do VW Polo, começa a ser feito na Espanha

Audi A1 Sportback: visual ultra chamativo é outra característica da segunda geração - Divulgação
Audi A1 Sportback: visual ultra chamativo é outra característica da segunda geração
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo (SP)

10/10/2018 04h00

Segunda geração do hatch usa mesma plataforma MQB A0 de Polo, Virtus e T-Cross, mas pode ter motor de 200 cv

A Audi iniciou a produção do novo A1 na Espanha. A segunda geração do hatch será feita em Martorell, na mesma fábrica de onde saem dois modelos da Seat: Arona e Ibiza.

Esta não é a primeira vez que a Audi produz veículos em solo espanhol. De lá já saíram quase 800 mil unidades da primeira geração do Q3. Atualmente, o SUV é fabricado em Györ, na Hungria.

Veja mais

+ Novo Audi A1 "peladão" vendido na Europa não tem nem rádio
Quer negociar hatches, sedãs e SUVs? Use a Tabela Fipe
Inscreva-se no canal de UOL Carros no Youtube
Instagram oficial de UOL Carros
Siga UOL Carros no Twitter

As linhas angulosas fazem o carro parecer maior do que ele realmente é, embora o hatch de fato tenha crescido 6 cm no comprimento (de 3,97 m para 4,03 m). O modelo também ficou 1 cm mais baixo (de 1,71 m para 1,70 m) e a largura se manteve em 1,74 m.

Base de Polo

A plataforma do A1 é a famosa MQB A0, aproveitada no Brasil nos modelos Volkswagen Polo e Virtus. Já o design combina elementos da nova identidade visual da Audi (presente em modelos como os novos A8 e A6) com a inspiração no passado, mais precisamente no cupê Sport Quattro dos anos 80.

A gama de motorizações é bastante ampla, começando no 1.0 três-cilindros turbo (de 95 cv) e indo até o 2.0 de 200 cv, mesmo motorização utilizada no Golf GTI, mas com 20 cv a menos.