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GM tira "New Onix" do forno no fim de 2019 para conviver só com Onix Joy

Marcelo Ferraz/UOL
Chevrolet "New Onix" será mais comprido e largo, e terá status premium para tirar o sossego do VW Polo Imagem: Marcelo Ferraz/UOL

Fernando Calmon, Leonardo Felix

Do UOL, em São Paulo (SP)

02/10/2018 04h00

Modelo substituirá apenas a linha reestilizada do hatch, com novos motores e porte para incomodar Polo e Yaris

Lembra do misterioso protótipo de hatch compacto da General Motors flagrado em primeira mão por UOL Carros em agosto deste ano? Nossa reportagem pode agora afirmar que o modelo representará mesmo a segunda geração do Chevrolet Onix.

Há o entendimento, inclusive, de que o nome muito provavelmente será mantido, embora ainda não se saiba se será adotado o enfeite "New Onix", como já ocorreu no passado com o Fiesta.

O que já está certo é que a produção do novo hatch e de um sedã derivado da mesma base -- já flagrado pelos parceiros do "Motor1" --, substituto do atual Prisma, será iniciada no último trimestre de 2019 em Gravataí (RS), com chegada efetiva às ruas nos primeiros meses de 2020.

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Conforme apurado junto a fontes, ambos serão responsáveis por substituir os atuais Onix e Prisma, mas só nas versões que trazem visual reestilizado desde 2016.

Ou seja: a atual geração do modelo mais vendido em nosso mercado não será totalmente descontinuada. Onix e Prisma Joy, modelos de entrada que sustentam o visual original, serão surpreendentemente mantidos em linha pelo menos até 2022.

A estratégia não é inédita: já foi praticada por Fiat (Palio e Palio Fire), Volkswagen (Gol G5 e G4), Ford (New Fiesta e Fiesta Rocam) e pela própria GM (quando esta decidiu esticar a vida da primeira geração brasileira do Corsa rebatizando-a como Celta).

Murilo Góes/UOL
Onix com visual reestilizado é o modelo que sairá de linha para dar lugar ao novo hatch Imagem: Murilo Góes/UOL

Briga na porta de entrada

O plano será adotar preços agressivos com o velho Onix Joy, a fim de encarar Renault Kwid, Volkswagen Gol e Fiat Uno na briga por clientes de carros de entrada, especialmente frotistas. O mesmo valerá para o sedã Prisma Joy, que sobreviverá para encarar Volkswagen Voyage, Nissan Versa, Renault Logan, Fiat Grand Siena e companhia.

A diferença é que, além da manutenção do motor 1.0 SPE/4 4-cilindros flex, aliado sempre a câmbio manual, Onix e Prisma Joy devem adotar o 1.4 SPE/4 do Onix reestilizado, incluindo a opção de caixa automática de seis marchas.

A convivência com a nova geração está estipulada até 2022 porque é neste ano que entra em vigor a obrigatoriedade do controle eletrônico de estabilidade como item de série em todos os automóveis comercializados no país. Quando essa lei passar a vigir, o futuro de Onix e Prisma Joy ficará incerto.

Divulgação
Onix Joy, com visual antigo, será mantido pela GM como modelo de entrada Imagem: Divulgação

Briga no andar de cima

Já os "New Onix" e "New Prisma" -- chamados por UOL Carros desta forma quase como uma licença poética para diferenciá-los de Onix e Prisma atuais -- terão etiqueta média superior e rivalizarão com Volkswagen Polo/Virtus, Toyota Yaris, Honda Fit/City e afins no subsegmento de compactos premium.

O "New Prisma", em específico, deve ter entre-eixos maior que o do irmão hatch e, com isso, pode promover uma morte dupla: a do Prisma pós-facelift e também a do Cobalt, ficando como opção intermediária a Prisma Joy e Cruze.

Primeiros produtos derivados da plataforma modular GEM, desenvolvida em parceria com a chinesa SAIC, os sucessores de Onix e Prisma terão à disposição uma gama totalmente nova de motores, produzida em Joinville.

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