Topo

Salão de Paris


Autônomo e interativo: Renault promete "Uber do futuro" no Salão de Paris

Ricardo Ribeiro

Colaboração para o UOL, em Paris (França)

02/10/2018 05h00

Marca apresenta projeto de transporte coletivo do futuro no evento

Depois de revelar na noite desta segunda-feira o K-ZE, protótipo elétrico do Kwid estimado para chegar ao mundo a partir do ano que vem, a Renault apresentou nesta terça-feira (2) no Salão de Paris, o conceito EZ-Ultimo, que abrirá caminho para o que a marca chama de "solução de mobilidade autônoma, elétrica, conectada e compartilhada, oferecendo experiência de mobilidade premium".

"Pessoas querem dirigir. Pessoas querem ser dirigidas. Há muitas opções e flexibilidade. As pessoas poderão entrar no carro e dirigir ou colocar no modo autônomo. Investiremos na experiência do consumidor. Ele decidirá como vai passar seu tempo a bordo", afirma Carlos Ghosn, CEO da Aliança Renault Nissan Mitsubishi.

Veja mais

+ Kwid vira elétrico "popular" e chega ao Brasil até 2022
+ Quer negociar hatches, sedãs e SUVs? Use a Tabela Fipe
+ Inscreva-se no canal de UOL Carros no Youtube
+ Instagram oficial de UOL Carros
+ Siga UOL Carros no Twitter

A ideia é que esse tipo de projeto esteja disponível sob demanda, seja para um único trajeto, uma hora ou um dia inteiro, atuando no transporte comum, requisitado por pessoas físicas que não têm carro, passeios turísticos ou em transfers de empresas.

Chamado de EZ-Ultimo pela Renault, ele promete ter nível 4 de condução autônoma e estar conectado às infraestruturas, reconhecendo limites e sinalizações, informando-se sobre o trânsito, sendo adaptado ao uso urbano, estradas ou serviço de traslado em vias dedicadas.

Com carros em baixa, em especial entre jovens, centros urbanos engarrafados e importantes cidades banindo motor a combustão e taxando a circulação de carros, o projeto da Renault parece um caminho natural.

Outras marcas também se movem

Outras marcas já anunciaram planos de ir além da venda de veículos e se tornarem empresas de mobilidade, como a Toyota, com veículos modulares autônomos que foram mostrados na CES do início deste ano, ou a Mercedes, com a Sprinter futurista e o protótipo de smart compartilhado.

Chevrolet e Ford também já desenvolvem programas de compartilhamento e aplicativos de transporte.

"Está surgindo uma nova era da mobilidade, com uma evolução nas tendências de consumo. A cada dia mais as pessoas preferem serviços de transporte sob demanda. O EZ-Ultimo representa esta nova era, oferecendo uma experiência exclusiva premium a bordo de um robô-veículo que pode ser personalizado em função do fornecedor de serviços”, afirma Laurens Van den Acker, Diretor Mundial de Design da Renault Nissan Mitsubishi.

Divulgação
Apresentado no salão de Hanover, EZ-Pro foi criado para transporte de carga, com solução autônoma de entregas Imagem: Divulgação

Como é o tal robô-veículo?

O EZ-Ultimo é um conceito. Como pode ser "personalizados conforme o fornecedor" do serviço de mobilidade, deverá ter diferenças entre o protótipo mostrado na feira e o que efetivamente chegará no seu bairro.

O protótipo do salão tem acabamento com madeira, mármore e couro. Facetas envidraçadas podem dar mais privacidade aos passageiros. Porta automática e banco deslizante facilitam o acesso. Segundo a montadora, foi concebido para ser um "lounge móvel individual".

A grande novidade do sistema da Renault é a aposta em uma experiência de bordo personalizada. Uma inteligência artificial sedutora se apresenta e diz que vai mostrar as redondezas.

Informações pipocam no para-brisa e nos vidros laterais, apostando em realismo e imersividade. O sistema também seria capaz de interagir com celulares e smartwatches, nossos aplicativos do dia a dia, além de fazer sugestões inteligentes. No entanto, ainda não está claro como serão a implantação e os custos.

A Renault firmou parcerias com empresas do setor de mídia para produzir os conteúdos. A AEX (Experiência Editorial Aumentada, na sigla em inglês), mostrada no vídeo, é a primeira delas, realizada com o Grupo Challenges.

Trilogia

Não é Star Wars, mas o EZ é uma trilogia. O EZ-Ultimo utiliza a mesma plataforma modulável do EZ-Go, autônomo para transporte sob demanda apresentado no Salão de Genebra, em março, e do EZ-Pro, para transporte de carga, com solução autônoma de entregas urbanas para a última etapa da rota, apresentado no salão de veículos comerciais de Hanover, no mês passado.

Ricardo Ribeiro/UOL
EZ-Go, autônomo para transporte sob demanda apresentado no Salão de Genebra Imagem: Ricardo Ribeiro/UOL

Mais Salão de Paris