Topo

Especial de UOL Carros vence prêmio SAE Brasil de jornalismo

Afinal, para que serve um carro de testes?

UOL Carros

Do UOL, em São Paulo (SP)

28/09/2018 18h06

Série de reportagens intitulada "Como nasce um carro" ficou em primeiro lugar na edição 2017/18, categoria Internet

O especial "Como nasce um carro", formado por cinco reportagens publicadas por UOL Carros em novembro de 2017, conquistou o primeiro lugar no 12º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, categoria Internet. O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira (28).

Produzido pelo repórter Leonardo Felix, com edição de Eugênio Augusto Brito e colaboração de Murilo Góes na produção de vídeos e álbuns fotográficos, o especial conta em cinco capítulos como é complexo, desafiador, custoso e demorado o processo de desenvolvimento de um novo carro. Confira os materiais do especial:

+ Parte 1: criar um carro demora anos e custa milhões

+ Parte 2: túnel de vento, campo de provas... Entenda as etapas de criação de um carro

+ Parte 3: Brasil é capaz de criar um carro novo sozinho?

+ Parte 4: definir o visual de um carro é muito mais difícil do que você imagina

+ Parte 5: como fabricantes transformam protótipos "frankensteins" em um carro

O Prêmio

A SAE (Society of Automotive Engineers, na sigla em inglês; Sociedade dos Engenheiros da Mobilidade, no Brasil) é associação fundada nos Estados Unidos em 1905, e congrega engenheiros, técnicos e executivos ligados à mobilidade automotiva, aeroespacial, ferroviária e naval.

A SAE Brasil, representante local da entidade, completa 28 anos de atividades em 2018. O Prêmio SAE Brasil de Jornalismo foi criado em 2005 para incentivar a publicação no país de reportagens que contribuam para o conhecimento sobre mobilidade.

Concorreram à 12ª edição 181 reportagens sobre tecnologia da mobilidade terrestre, aeroespacial e naval, publicadas em jornais, revistas e sites com sede no Brasil, entre 1º de março de 2017 e 1º de março de 2018. A edição 2017/2018 foi patrocinada pela Mercedes-Benz.

O jornalista Leonardo Felix discursa após receber o Prêmio SAE Brasil 2018, categoria Internet - Divulgação - Divulgação
O jornalista Leonardo Felix discursa após receber o Prêmio SAE Brasil 2018, categoria Internet
Imagem: Divulgação
Tricampeão!

Esta é a terceira vez que um conteúdo de UOL Carros vence o Prêmio SAE Brasil. A primeira foi em 2011, com uma reportagem de Claudio Luís de Souza explicando o funcionamento do então recém-lançado Chevrolet Volt, um dos primeiros modelos eletrificados de grande volume a ganhar o mercado mundial.

A segunda premiação ocorreu em 2014, com uma série de quatro reportagens assinadas por Eugênio Augusto Brito que apontava os avanços, desafios e barreiras para desenvolvimento de veículos autônomos.

Outros premiados

Além do prêmio principal, a categoria Internet rendeu "menções honrosas", segunda principal premiação, às seguintes reportagens: "Ford Ka na Europa e no Brasil - Um oceano nos separa em termos de segurança", publicada por Gustavo Henrique Ruffo  no site "KBB"; "Etanol: Não basta ser verde, precisa ser competitivo!", de Leonardo Ruiz para a revista "CanaOnline".

Foram considerados "destaques", terceira láurea mais importante, as seguintes reportagens da categoria Internet: ?O carro elétrico será viável em escala global?", publicada no site "FlatOut" por Leonardo Contesini; ?Código de Trânsito completa 20 anos. E eu com isso?", publicada por Mayra Cavalcanti de Melo no "JC Online".

Na categoria Impresso o prêmio principal foi para Rafaela Borges e Hairton Ponciano Voz, do "Estado de S. Paulo - Jornal do Carro". 

"Domindo ao Volante", de Isadora Carvalho para a revista "Quatro Rodas", e "Voo Verde", de Vilhena Soares Alves para o jornal "Correio Braziliense", receberam menções honrosas. "Nossos híbridos estão envelhecendo... E agora?", de Gabriel Aguiar para a revista "Autoesporte", e "Eletrificação e gás natural ganham peso nos caminhões", de Pedro Kutney para a revista "Automotive Business", foram destaques.