Topo

Mercedes-Benz garante que "nunca" lançará Classe X preparada pela AMG

Do UOL, em São Paulo (SP)

26/09/2018 11h03

Picape de luxo será estrela da marca no Salão do Automóvel

Algumas marcas investem pesado em picapes esportivas. É o caso da Ford, que não só oferece a F-150 Raptor como acaba de lançar a Ranger Raptor. Mas isso não parece comover a Mercedes-Benz, que descartou qualquer possibilidade de lançar uma versão esportiva da Classe X preparada pela AMG.

UOL Carros já havia noticiado esse "desinteresse" da Mercedes um ano atrás, no lançamento global da picape, mas a marca confirmou agora a decisão, por meio de seu próprio diretor de alto desempenho, Tobias Moers, ao site australiano "CarSales".

"Não haverá uma Classe X AMG. Nunca", afirmou o executivo, categoricamente.

Veja mais

Nissan inaugura fábrica que fará Frontier, Alaskan e Classe X
Quer negociar hatches, sedãs e SUVs? Use a Tabela Fipe
Inscreva-se no canal de UOL Carros no Youtube
Instagram de UOL Carros
Siga UOL Carros no Twitter

Além da decisão mercadológica de não oferecer uma picape esportiva, a Mercedes esbarra nas limitações do projeto da Classe X, já que ela compartilha plataforma com a Nissan Frontier, que não suportaria as modificações normalmente realizadas em carros preparados pela AMG, incluindo motorizações mais potentes e suspensão recalibrada.

"A cultura da AMG seria muito difícil de ser combinada às culturas de Renault e Nissan", admitiu Moers.

Além disso, uma possível versão esportiva elevaria ainda mais o já salgado preço da Classe X. 

Sendo assim, os fãs da marca vão precisar se contentar com a X 350d, que usa um motor 3.0 V6 turbodiesel de 262 cv e 56 kgfm de torque máximo -- o mesmo do GLE. A configuração de topo se diferencia das demais versões por ter uma mecânica "pura", enquanto as versões de entrada e intermediária compartilham mesmos recursos das "primas-irmãs" de projeto -- Nissan Frontier e Nissan Alaskan.

Pelo menos por enquanto, já que uma segunda geração, com projeto original da própria da Mercedes-Benz, poderia permitir a existência da configuração AMG. Mas isso, por ora, é futurologia.