Topo

Testes e lançamentos


Duelo: Volkswagen Tiguan ou Peugeot 5008, qual melhor SUV de 7 lugares?

Eugênio Augusto Brito e André Deliberato

Do UOL, em São Paulo (SP)

26/09/2018 15h11

Colocamos lado a lado as versões 1.4 TSI Comfortline, do Tiguan, e 1.6 Griffe do 5008, ambas turbo, para saber quem recebe melhor a família

Duas novidades apresentadas este ano, ambas com motor turbo e sete lugares. Estes são Volkswagen Tiguan 1.4 TSI Comfortline, de R$ 149.990, e Peugeot 5008 1.6 Griffe, que custa R$ 175.990.

Os dois SUVs têm proposta parecida: interior mais "familiar", com espaço para sete e bom recheio de porta-objetos e saídas de ar-condicionado, e design atualizado, complementado por um conjunto mecânico de última geração.

Veja mais

+ Mais um rival: Mitsubishi Eclipse Cross chega por R$ 150 mil
+ Quer negociar hatches, sedãs e SUVs? Use a Tabela Fipe
+ Inscreva-se no canal de UOL Carros no Youtube
+ Instagram oficial de UOL Carros
+ Siga UOL Carros no Twitter

O Tiguan usa o mesmo motor 1.4 turboflex do Golf, de 150 cv e 25,5 kgfm, acoplado a uma caixa de câmbio automatizada de dupla embreagem e seis marchas (DSG banhada a óleo). Já o 5008 traz o consagrado motor 1.6 THP (turbo), com 165 cv e 24,5 kgfm, mas abastecido somente a gasolina. Seu câmbio é automático, do tipo convencional (com conversor de torque), também com seis marchas.

A meta da dupla é conquistar compradores de SUVs mais abastados que enxergam em suas propostas uma compra mais racional, principalmente porque nessa faixa de preços já é possível levar para casa versões de entrada de utilitários de marcas premium, embora estes sejam um pouco menores em tamanho. E aí, qual merece a vaga da sua garagem?

Volkswagen Tiguan

Entre os dois, traz a pegada ao volante mais "alemã", com o perdão do trocadilho, já que agora sua importação é feita do México. Direção mais direta (embora o volante seja bem maior que o do Peugeot), câmbio com engates mais rápidos e suspensões mais firmes fazem do Tiguan o carro mais "esportivo" deste duelo, ainda que a diferença de torque seja pequena.

Espaço para os dois últimos passageiros, no entanto, é mais apertado que no 5008 -- e o Tiguan também não oferece a possibilidade de retirada dos dois últimos assentos. Além disso, o porta-malas do SUV da Volks com a terceira fileira de bancos levantada é menor: são 216 litros, contra 237 litros do modelo francês. Seu sobrepeso na comparação com o 5008 também faz diferença -- são 1.598 kg contra 1.440 kg do rival.

Mesmo assim, a sobriedade de seu acabamento merece nosso destaque, ainda que não traga nenhuma tecnologia ou referência a sistemas semi-autônomos de condução como o carro da Peugeot.

Tudo no Tiguan é certinho, bem ajeitado e encaixado, assim como seu sistema multimídia no centro do console. Mas ele para aí.

No fim das contas, podemos concluir que ele é um excelente carro para a família com um preço bem mais interessante que o do rival. Mas não podemos deixar de dizer que ele está um passo atrás de seu concorrente, que se sobressai por ter um projeto mais novo, além de um design mais matador.

Peugeot 5008

Feito sobre a mesmíssima base do 3008, vencedor do Prêmio UOL Carros 2017 em duas categorias, o 5008 de segunda geração também trocou a carroceria monovolume pela faceta de SUV, mas foi esticado para levar sete pessoas. Em relação ao irmão de cinco lugares são 20 cm a mais de comprimento (4,64 metros) e 17 cm extras de entre-eixos (2,84 m).

Ele é vendido em duas versões, Griffe e Griffe Pack, custando respectivamente R$ 175.990 e R$ 181.990. Motor é sempre o 1.6 THP (turbo de injeção direta) a gasolina de 165 cv e 24,5 kgfm, acoplado ao conhecidíssimo câmbio automático de seis marchas da Aisin. Na prática, temos um carro mais caro que o Tiguan, porém mais potente e mais leve.

Vale destacar, no entanto, que o modelo da Peugeot pode vir equipado com os seguintes itens de tecnologia de condução semiautônoma na versão de topo: frenagem automática emergencial; alerta anticolisão; assistente de permanência em faixa; detector de fadiga; comutação automática entre faróis alto e baixo; leitor de placas de velocidade máxima; auxílio de pontos cegos; assistente de manobras com câmera de 360 graus.

Por esses e outros motivos, na opinião de UOL Carros, se você considera comprar um veículo de sete lugares para levar a família toda, o 5008 leva a melhor diante do rival da Volkswagen. Quer saber mais? Confira no vídeo que abre esta reportagem.

Mais Testes e lançamentos