Topo

Carros elétricos


Salão de veículos elétricos: visitante pode testar carros, bikes e até kart

Alessandro Reis

Colaboração para o UOL, de São Paulo (SP)

18/09/2018 11h47

Test-drive é realizado em pista montada dentro do próprio evento

Uma das atrações mais procuradas pelo público na 14ª edição da "Plataforma de Veículos Híbridos-Elétricos, Componentes e Novas Tecnologias - Veículo Elétrico Latino-Americano" (ou Salão de veículos elétricos, termo que UOL Carros vai usar em sua cobertura direto do local) é o test-drive de carros sustentáveis.

No evento, aberto ao público até esta quarta-feira (19) no Transamerica Expo Center, na capital paulista, os visitantes têm a oportunidade de dirigir os modelos híbridos Toyota Prius e Volvo XC90 e os elétricos BYD E6 e Renault Zoe.

Veja mais

Qual o carro híbrido ideal para o Brasil? Criador de sucesso responde
Donos de carro elétrico contam quanto pagam de luz
Quer negociar hatches, sedãs e SUVs? Use a Tabela Fipe

Inscreva-se no canal de UOL Carros no Youtube
Instagram oficial de UOL Carros
Siga UOL Carros no Twitter


O teste gratuito é curto, percorrendo duas voltas em um pequeno circuito montado na parte externa ao pavilhão do evento (totalizando cerca de 500 metros) sempre na companhia de um instrutor, que explica algumas das tecnologias do veículo. O test-drive acontece das 13h às 20h e quem quiser pode guiar todos os modelos disponíveis, mas é necessário ser habilitado e fazer uma inscrição para cada veículo no guichê -- e, provavelmente, pegar fila. 

Além dos carros, o público pode testar bicicletas, biciclos e patinetes elétricos, todos em um circuito montado na parte interna do Salão. Quem procura algo mais diferente pode acelerar um kart (também elétrico) e até "pilotar" drone. As inscrições acontecem nos respectivos estandes.

Dos automóveis, os híbridos Prius e XC90 estão disponíveis no mercado, com preços respectivamente de R$ 126,6 mil e R$ 484.950, enquanto a minivan E6 é comercializada apenas para empresas (ao valor de R$ 230 mil) ou alugada. Já o Renault Zoe não é vendido ao consumidor final. Em relação às bicicletas, biciclos e patinetes, todos estão à venda e contam com estandes no evento - alguns também podem ser alugados.

Atração concorrida

Samuel Prado, que participou do Congresso da Mobilidade e Veículos Elétricos (realizado paralelamente ao salão e no mesmo pavilhão), aproveitou o intervalo para rodar com o SUV Volvo XC90, que combina motor 2.0 a gasolina e motor elétrico para render 407 cv totais - o utilitário pode rodar apenas no modo elétrico e suas baterias são recarregadas em uma tomada.

"Nunca dirigi um carro híbrido ou elétrico. Penso em um dia comprar um veículo totalmente eletrificado dentro dos próximos cinco anos, principalmente por conta da tecnologia embarcada. Vim conhecer um pouco dos recursos já disponíveis", relata Prado.

O casal Loraine e Ronaldo Manso, ambos administradores de empresas, também foram participaram do test-drive. "Vim conferir, mas esses carros ainda têm preço inviável, não são uma realidade para os próximos anos no Brasil. Além disso, ainda falta infraestrutura para recarga", avalia o cético Ronaldo. "Embora o teste seja restrito, quero ver a resposta de arranque e aceleração de um veículo elétrico, nunca dirigi", relata Loraine.

Um salão antes do Salão

Com entrada gratuita durante os três dias de atrações gerais, sempre das 13h às 20h -- mas mediante cadastro pelo site -- o evento fala deve atrair um público bastante interessado nas questões da mobilidade -- até diferente do público do Salão do Automóvel de São Paulo, que ocorre em novembro.

A Nürnberg Messe Brasil não divulgou a lista com todas as empresas participantes, mas adianta que modelos totalmente elétricos como Tesla Model X, Renault Twizy e Zoe, BYD E5 e E6, farão parte da exposição, que também contará com os híbridos Toyota PriusLexus NX 300h.

Também haverá test-driveapresentação de projetos de eletropostos e estandes de fornecedoras de componentes para veículos elétricos ou híbridos. O espaço também terá pontos para recarga de veículos elétricos e híbridos plug-in, informa a organizadora, além de praça de alimentação.

Como no último ano, além de servir como exposição, o evento será um espaço para negociações envolvendo o setor de elétricos e híbridos.

"Muito mais do que um salão para exposição de carros, nós debatemos as novas tecnologias, discutimos sobre o futuro da indústria, além de reunir todos os fornecedores e profissionais do setor automobilístico", afirma João Paulo Picolo, presidente da Nürnberg Messe Brasil, multinacional organizadora do evento de elétricos.

Serviço

+ Data: 17 a 19 de setembro de 2018
+ Horário: das 13h às 21h
+ Endereço: Transamerica Expo Center -- Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387, Santo Amaro. São Paulo (SP)
+ Ingressos: entrada gratuita mediante credenciamento
+ Atrações paralelas: test-drive de híbridos e elétricos e "Congresso C-Move"
+ Estacionamento: R$ 50 por turno.

Mais Carros elétricos