Topo

Novo Lada Niva terá base de Duster e sistema 4x4 da Nissan; veja fotos

Do UOL, em São Paulo (SP)

04/09/2018 04h00

Conceito revelado em Moscou mostra como será a próxima geração

Um conceito chamado Vision 4x4 foi apresentado nesta semana pela Avtovaz no Salão de Moscou. Embora a frente lembre a de um Volvo XC40, ele não é nada disso, muito menos premium.

Na verdade, ele antecipa a nova geração do Lada Niva, agora feito pelas mãos da Renault -- que passou a ser a dona do grupo russo em janeiro de 2017.

O projeto do novo Niva surgiu justamente quando a Lada passou a ser integrante do Grupo Renault. O protótipo mostrado no Salão russo usa a plataforma B0 da Dacia (a mesma do Duster) e um sistema 4x4 da Nissan.

Lembra do Niva? Ele foi um SUV compacto que chegou a fazer sucesso no Brasil no começo dos anos 1990 após a abertura do mercado nacional às importações. Na Rússia, ele é feito até hoje, desde 1977.

Veja mais

Carros com mais de 100 mil km: vale ou não a pena?
+ Quer negociar hatches, sedãs e SUVs? Use a Tabela Fipe

Inscreva-se no canal de UOL Carros no Youtube
Instagram oficial de UOL Carros
Siga UOL Carros no Twitter

Como é o conceito

A grande diferença do Vision em relação ao Niva "atual" é que ele está longe de ser rústico: totalmente refeito, ele traz linhas modernas e um interior futurista, apesar de manter as proporções compactas.

Por dentro, aliás, ele se destaca pelo painel com três telas: uma no quadro de instrumentos, uma para o sistema multimídia e uma para o ar-condicionado.

A Avtovaz, fabricante dos modelos da Lada, não revelou dados técnicos sobre mecânica, mas o conceito está equipado com câmbio automático e um seletor giratório para o sistema de tração 4x4. Derivado do Duster, vale destacar que o SUV pode herdar os motores 1.6 SCe a gasolina e 1.5 diesel da Renault, além do câmbio automático CVT.

Também é legal destacar que o conceito apresentado mostra ideias inovadoras para o modelo, como teto solar panorâmico e portas traseiras disfarçadas, sem maçanetas.

Lada Niva 40 anos - Divulgação - Divulgação
Lada Niva foi um SUV compacto de relativo sucesso no Brasil durante os anos 1990 após o início das importações
Imagem: Divulgação