Topo

Confira dicas para não se dar mal com o celular ao volante

Danilo Verpa/Folhapress
Imagem: Danilo Verpa/Folhapress

Do UOL, em São Paulo (SP)

17/08/2018 04h00

Usar smartphone enquanto dirige é proibido pelo CTB e rende multa

Você já tirou foto ou gravou vídeos enquanto dirigia? Por favor, deixe que um passageiro faça isso por você. Definir um novo status nas redes, gravar vídeos dirigindo o veículo e até tirar foto quando se está ao volante pode aumentar significativamente o tempo que você fica sem prestar atenção ao trânsito.

Para ter uma noção: para se gravar um vídeo de 5 segundos há necessidade de destravar o celular, abrir o aplicativo da câmera e fazer a gravação -- isso significa que talvez você tenha ficado sem olhar para a via que percorre por aproximadamente 10 segundos.

Para se ter uma ideia, fazer isso ao trafegar a 100 km/h significa que você percorreu quase 280 metros mexendo no telefone sem dar atenção à via. 

Veja mais

+ Veja 10 hábitos que podem dar multa e causar acidente
Quer negociar hatches, sedãs e SUVs? Use a Tabela Fipe

Inscreva-se no canal de UOL Carros no Youtube
Instagram oficial de UOL Carros
Siga UOL Carros no Twitter

É importante lembrar que usar o celular enquanto dirige é algo proibido pelo Código de Trânsito Brasileiro e atitude passível de multa de R$ 293,47, que pode render 7 pontos na carteira de habilitação. Além disso, ao interagir com o celular você também pode ser autuado por não dirigir com as duas mãos ao volante, outra infração de trânsito.

Mesmo assim, mais importante do que não ser autuado é se conscientizar dos riscos que existem quando o motorista se distrai por utilizar o celular ao volante. Com dicas do CESVI/MAPFRE (Centro de Experimentação e Segurança Viária), UOL Carros mostra como evitar desatenções no trânsito por causa do celular:

1. Não grave/fotografe enquanto dirige

Se você é o motorista, não grave vídeos ou fotografe com o carro em movimento. Essa prática reduz a atenção e reflexos, diminuindo sua capacidade de reação e aumentando o risco de se envolver em um acidente.

2. Veja as mensagens antes e depois

Procure verificar suas mensagens e notificações do celular antes de sair ou depois que terminar a viagem, quando chegar ao seu destino.

3. Guarde-o bem

Evite deixar o celular entre suas pernas enquanto dirige. Prefira guardá-lo no porta-luvas ou em outros compartimentos.

4. Pense nos outros

Ao usar o celular no trânsito, você coloca em risco não só a própria vida, mas também a de todos aqueles ao seu redor. Por isso, deixe o celular longe de suas mãos em qualquer situação de trânsito.

Celular no carro - Reprodução - Reprodução
Aquela olhadinha para baixo é tempo suficiente para tirar sua atenção do trânsito e causar acidente
Imagem: Reprodução