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Coreia do Sul proíbe circulação de 20 mil BMW por risco de incêndio

AP Photo/Ahn Young-joon
Veículos da BMW aguardando inspeção de segurança no pátio de um colégio de Seul (Coreia do Sul) Imagem: AP Photo/Ahn Young-joon

Do UOL, em São Paulo, com Reuters

16/08/2018 13h35

Veículos serão impedidos de circular porque motores a diesel podem pegar fogo; 27 casos já foram registrados no país

O Ministério dos Transportes da Coreia do Sul anunciou nesta semana que vai proibir a circulação de cerca de 20 mil carros da BMW devido a riscos de que os motores desses carros peguem fogo.

Apenas entre janeiro e julho deste ano foram identificados 27 casos de incêndio em modelos da marca alemã no país. O caso levou a fabricante a pedir desculpas públicas na semana passada e a anunciar um recall envolvendo 106 mil automóveis e comerciais leves movidos a diesel.

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Obviamente, os 20 mil carros afetados pela decisão do governo sul-coreano fazem parte da campanha. De acordo com o governo, eles foram banidos porque "ainda não passaram por inspeções de segurança".

"Apesar do inconveniente, peço que os proprietários cooperem a fim de evitar grandes acidentes", declarou o ministro coreano de Transportes, Kim Hyun-Mee, durante a coletiva de imprensa em que anunciou a medida.

O ministro ressaltou ainda que o objetivo do banimento é estimular proprietários a procurarem mais rapidamente por reparo, e não simplesmente para punir a BMW ou os compradores dos veículos. Ainda segundo ele, donos dos carros impedidos de circular poderão dirigi-los até os locais de inspeção e reparo.

Kim Hyun-Mee também afirmou que a decisão entra em vigor ainda esta semana. O governo enviará uma notificação por e-mail aos donos dos automóveis.

Engenheiros da BMW apontaram que a causa problema está em um defeito no sistema de recirculação de gases do escapamento. Entretanto, o governo sul-coreano ainda não reconhece a versão como sendo verdadeira, pois conduz uma investigação separada a respeito. A montadora germânica pode, inclusive, sofrer sanções jurídicas pelo problema.

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