Topo

Testes e lançamentos

Flagra: Chery Tiggo 7 estreia em 2019, mas só depois de sedã e outro SUV

Fabio de la Plata/UOL
Protótipo com camuflagem zebrada do Tiggo 7 foi pego no flagra rondando perto da fábrica da Caoa em Anápolis (GO) Imagem: Fabio de la Plata/UOL

Leonardo Felix, Fernando Calmon

Do UOL, em São Paulo (SP)

15/08/2018 04h00

Utilitário médio formará trinca de lançamentos da marca junto com três-volumes Arrizo 5 e um SUV menor, o Tiggo 4

Administrada desde o início deste ano pelo grupo Caoa, a marca chinesa Chery prepara uma trinca de lançamentos nos próximos meses. Não há muito tempo a perder, pois a Caoa se vê em meio a uma batalha judicial com a Hyundai e precisa "bombar" sua mais nova aquisição a fim de não depender mais de sua parceira coreana de longa data.

Veja mais

+ Lifan X70 será mais um SUV chinês a invadir o Brasil
Quer negociar hatches, sedãs e SUVs? Use a Tabela Fipe
Inscreva-se no canal de UOL Carros no Youtube
Instagram oficial de UOL Carros
Siga UOL Carros no Twitter

Portanto, anote aí na agenda: um sedã médio, um SUV compacto e um SUV médio serão colocados no mercado, nesta ordem, até o fim do primeiro semestre de 2019. Cronograma inicial seria iniciar as vendas do Arrizo 5 já em outubro deste ano, deixando o Tiggo 4 para dezembro e o Tiggo 7 para fevereiro.

Fabio de la Plata/UOL
Sedã será posicionado na faixa de preço dos compactos-médios Imagem: Fabio de la Plata/UOL
Entretanto, UOL Carros entende que haverá atrasos e os três produtos ficarão para a primeira metade do próximo ano. De qualquer forma, todos estarão presentes no Salão de São Paulo, em novembro, e serão montados localmente em sistema CKD.

O leitor Fabio de la  Plata flagrou dois protótipos -- um Tiggo 7 e um sedã Arrizo 5 -- na rodovia BR-060, que liga Brasília (DF) a Goiânia (GO), perto de Anápolis (GO). É justamente lá que a Caoa possui uma de suas fábricas, onde atualmente produz os Hyundaiix35 e New Tucson.

É lá que serão montados os Tiggo 4 e 7. Nossa reportagem apurou que o velho Tucson foi retirado de linha há alguns meses e que já existe um espaço reservado à linha de onde sairão os dois SUVs da marca chinesa.

Já o Arrizo 5 sairá da f[abrica de Jacareí (SP), onde vem sendo fabricado o pequeno crossover Tiggo 2.

Como é o Arrizo 5

Ivan Ribeiro/Folhapress
Imagem: Ivan Ribeiro/Folhapress

Medindo 4,57 metros de comprimento, 1,82 metro de largura, 1,48 metros de altura e 2,67 metros de entre-eixos, é um sedã de porte médio, mas que será posicionado na faixa de preço dos compactos-médios, segmento encabeçado atualmente pelo Volkswagen Virtus.

Como montagem ocorrerá em Jacareí (SP), são grandes as chances de o três-volumes herdar o conjunto motor-transmissão do Tiggo 2, formado pelo propulsor 1.5 4-cilindros naturalmente aspirado flex da família Acteco, capaz de render 110/115 cv (gasolina/etanol) e 13,8/14,9 kgfm, sendo gerenciado por câmbio manual de cinco ou automático de quatro marchas.

Quem sabe a Caoa não resolva nos surpreender e colocar sob o cofre a vindoura derivação flexível do motor 1.5 4-cilindros turbo, que se aproximaria de 150 cv e 22 kgfm com etanol. Esta opção viria gerenciada por caixa de dupla embreagem e sete velocidades, e seria mais condizente com o tamanho do modelo.

Como é o Tiggo 4

Divulgação
Imagem: Divulgação

Competirá no segmento de SUVs compactos, junto a Honda HR-V, Jeep Renegade, Nissan Kicks, Hyundai Creta e afins, mas terá no porte seu grande trunfo: ostenta 4,34 metros de comprimento, 1,83 metro de largura, 1,64 metro de altura e bons 2,63 metros de entre-eixos. Virá da fábrica de Anápolis (GO).

Certamente estará equipado com o mesmo 1.5 turboflex mencionado acima, além do câmbio de dupla embreagem. Neste caso o trem-de-força parece "cair com uma luva".

Também promete trazer de série equipamentos como airbags laterais e de cortina, controle de estabilidade e tração, chave com sensor presencial, central multimídia de nove polegadas e até teto solar. UOL Carros conheceu e andou com o Tiggo 4 na China em abril deste ano. Confira como foi a experiência.

Como é o Tiggo 7

Leonardo Felix/UOL
Imagem: Leonardo Felix/UOL

Montado em Anápolis junto do primo menor, tem 4,50 metros de comprimento, 1,84 metro de largura, 1,67 metro de altura e 2,67 metros de entre-eixos. Criado, portanto, para brigar no segmento de SUVs médios e médios-compactos, que hoje tem no Jeep Compass seu principal expoente.

Uma de suas configurações traz o mesmo 1.5 turboflex de 150 cv, casado com transmissão de dupla embreagem, mas para ele a opção já não o deixa tão ágil assim. De qualquer modo, será um utilitário voltado ao conforto.

UOL Carros também conheceu e andou com o Tiggo 7 na China em abril deste ano. Confira como foi a experiência.

Mande flagras por e-mail ou no nosso novo WhatsApp

Se você fotografar ou filmar um carro diferente e/ou camuflado, envie para UOL Carros, com seu nome completo, RG e/ou CPF, telefone, cidade de residência e local do flagra. A critério da Redação, elas podem ser publicadas, sempre com o devido crédito ao autor. Não há emuneração.

UOL Carros também usa o WhatsApp como forma de receber suas imagens: basta adicionar o +55 11 9-7670-4028. Segue válida a forma por e-mail uolcarros@uol.com.br.

Errata: o texto foi atualizado
15/08/2018 às 10h42
Uma das imagens enviadas pelo leitor Fabio de la Plata é a do sedã Arrizo 5, e não do SUV Tiggo 7, como havia sido informado anteriormente. Informação já foi corrigida.

Mais Testes e lançamentos