Topo

Volkswagen Gol ganha motor 1.6 e câmbio automático do Polo por R$ 54.680

Vitor Matsubara

Do UOL, em Taubaté (SP)

26/07/2018 11h50

Hatch enfim troca caixa automatizada i-Motion por trem-de-força mais eficiente; Voyage AT6 custa R$ 59.990

A espera acabou. Depois de 10 anos do lançamento da atual geração, o Volkswagen Gol finalmente ganhou câmbio automático. Novidade vale também para o sedã derivado Voyage. Ambos passarão a contar com conjunto motor-transmissão formado pelo motor 1.6 MSI e pelo câmbio automático de seis velocidades já usado em Polo e Virtus.

No caso de Gol e Voyage, trem-de-força será oferecido em uma única versão de acabamento -- chamada apenas de 1.6 MSI AT, tal qual Polo e Virtus --, ocupando o topo da gama. Preços: R$ 54.580 para o hatch e R$ 59.990 para o três-volumes.

Veja mais

+ Veja as demais versões e preços de Gol e Voyage 2019
+ Quer negociar hatches, sedãs e SUVs? Use a Tabela Fipe
+ Inscreva-se no canal de UOL Carros no Youtube
+ Instagram oficial de UOL Carros
+ Siga UOL Carros no Twitter

Itens de série são padronizados nos dois modelos. Confira: direção hidráulica; travas elétricas; vidros elétricos dianteiros; alerta sonoro de faróis aceso; alerta sonoro e visual de cinto de segurança do motorista; ar-condicionado manual; bancos revestidos em tecido; banco do motorista com ajuste de altura; banco traseiro rebatível; cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura e pré-tensionador; faróis com máscara negra; desembaçador, lavador e limpador do vidro traseiro; preparação para sistema de som com fiação; rodas de aço com calota aro 15; suporte para celular com entrada USB.

Três pacotes opcionais comporão a versão :

+ Pacote Urban Completo -- R$ 3.000: grade de proteção do radiador em preto ninja; faróis duplos; faróis de neblina; lanternas traseiras fumê; rodas de liga leve aro 15; alarme; chave canivete com comando de abertura do porta-malas; vidros traseiros elétricos; retrovisores e maçanetas na cor do veículo; coluna de direção com ajuste de altura e profundidade; retrovisores externos elétricos, com repetidores de seta integrados e tilt down do lado direito; luzes de leitura traseiras; alças de segurança no teto.

+ Pacote Interatividade Composition  Touch R$ 2.000: sistema de som "Composition Touch" com tela tátil de 6,5 polegadas, projeção de celulares (Apple CarPlay ou Android Auto), quatro alto-falantes e dois tweeters; volante multifuncional com comandos de som; computador de bordo digital.

+ Pacote Discover Media R$ 2.100: sistema de som com tela tátil de 8 polegadas, projeção de celulares e navegação GPS; quatro alto-falantes e dois tweeters; volante multifuncional com comando de sistema de som; computador de bordo digital.

Com todos os opcionais o Gol 1.6 MSI fica em R$ 59.680, enquanto o Voyage tem teto de R$ 65.090. Desses números ainda não fazem parte as pinturas metálicas (prata ou cinza). Sólidas serão três opções (branco, preto e vermelho).

Volkswagen Gol 1.6 MSI - Divulgação - Divulgação
Cabine do Gol 1.6 MSI AT 2019: manopla do câmbio automático também foi herdada do Polo
Imagem: Divulgação

Conjunto conhecido

A caixa AQ-160 de seis marchas com conversor de torque é fabricada pela Aisin e equipa modelos de Fiat, Citroën e Peugeot. Dentro da linha Volkswagen, ela está presente, além de Polo e Virtus, em modelos de porte médio como Golf e Jetta.

Ela traz opção de trocas sequenciais manuais, realizadas por toques na alavanca ou pelas aletas atrás do volante. Assim como ocorre no Polo MSI, o câmbio AT é combinado ao motor 1.6 MSI 4-cilindros 16 válvulas de 110/120 cv e 15,8/16,8 kgfm (gasolina/etanol). Até então, este motor era oferecido na linha Gol apenas na versão Rallye.

Segundo o programa de etiquetagem veicular do Inmetro, o Gol 1.6 MSI AT será capaz de fazer 11,1 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada quando abastecido com gasolina, sendo 7,7 e 9,6 km/l, respectivamente, usando etanol. No caso do Voyage os números são 11,1/14,3 km/l (cidade/estrada; gasolina) e 8/10,1 km/l (etanol)

Vale lembrar que Gol e Voyage 1.6 manuais continuam a usar o velho propulsor 4-cilindros 8V de 104 cv.

Rosto familiar

A chegada da linha 2019 e da inédita configuração automática marcam também a terceira reestilização da atual geração de Gol e Voyage. A frente replica soluções de faróis, grade e para-choque frontal já vistas na extinta versão Track do próprio Gol.

Os dois modelos representam, respectivamente, nono e décimo produtos da lista de 20 lançamentos prometidos pela Volkswagen até 2020 no Brasil, resultado de um investimento de R$ 7 bilhões.

Veja mais detalhes sobre Gol e Voyage AT6 em nosso álbum.

VW Polo MSI ou TSI? Veja qual a melhor opção

UOL Carros