Topo

Testes e lançamentos

Novo Honda HR-V já está nos EUA; veja como ficou e quando chega ao Brasil

Divulgação
Honda HR-V 2019 americano Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo (SP)

24/07/2018 18h57

SUV passa por reestilização de meia-vida ao redor do mundo e em breve mudará também por aqui

O facelift de meia-vida da primeira geração do Honda HR-V, apresentado há alguns meses na Ásia, já chegou aos Estados Unidos. Modelo será vendido a partir de US$ 20.520 (sem contar impostos incididos na compra), o equivalente a aproximadamente R$ 77 mil.

Visualmente o SUV compacto ficou praticamente idêntico ao Vezel asiático -- principal alteração está na cor das luzes de seta dos faróis --, o que indica que o modelo vendido no Brasil tem tudo para seguir as mesmas mudanças estéticas. Principais novidades estão no desenho mais pontudo dos faróis, na grade mais aberta e com divisórias internas em colmeia, e nas lanternas traseiras internamente rearranjadas.

Por falar em Brasil, UOL Carros aposta que o novo HR-V será lançado em nosso mercado ainda este ano, já como ano-modelo 2019. Deve ser, inclusive, uma das principais estrelas da marca no estande do Salão de São Paulo, em novembro.

Só não espere por nenhum tipo de revolução mecânica, já que o próprio irmão americano continuará a usar o motor 1.8 i-VTEC 4-cilindros aspirado de 141 cv. A diferença é que por aqui este propulsor é flex e rende 140 cv com etanol. Câmbio será sempre CVT (continuamente variável), tal qual na terra de Tio Sam.

Veja mais

+ Virtudes e pecados do HR-V, carro mais valorizado do Brasil
Quer negociar hatches, sedãs e SUVs? Use a Tabela Fipe

Inscreva-se no canal de UOL Carros no Youtube
Instagram oficial de UOL Carros
Siga UOL Carros no Twitter

O que muda

As diferenças de lá para cá começam na tração: enquanto nos EUA a versão de topo contará com sistema integral permanente, por aqui ela será sempre dianteira. Além disso, o HR-V americano contará com tecnologias ativas de segurança ainda distantes de nossa realidade: assistente de frenagem anticolisão, assistente de manutenção em faixa (incluindo alertas e aplicações automáticas de frenagem, se necessárias) e controle de cruzeiro adaptativo.

Além disso, o "suvinho" americano ganhou novos amortecedores e reforço estrutural na coluna A para cumprir com os mais recentes parâmetros de segurança do IIHS (instituto de segurança viária dos EUA).

Divulgação
Por este ângulo quase não se percebe mudanças no novo HR-V, mas você provavelmente está estranhando algo: a ausência de protetores de plástico margeando portas, paralamas e para-choques. Fique tranquilo, pois por aqui os apliques devem ser mantidos em todas as versões Imagem: Divulgação

Cabine (quase) igual

No habitáculo, elementos como painel, guarnições de portas, volante, console central suspenso e bancos modulares serão os mesmos que já nos acostumamos a ver no HR-V atual. Fabricante se limitou a retocar revestimentos dos bancos e aplicações de filetes cromados ou em preto brilhante.

Novidade mesmo está na aplicação de um novo computador de bordo digital em tela TFT colorida de 4,2 polegadas no quadro de instrumentos. Central multimídia de sete polegadas foi aprimorada na versão de topo Touring, passando a contar com novos gráficos e ícones, além de um novo comando físico de volume.

HR-V americano contará, variando de acordo com a versão, com itens de série como sensor presencial na chave, faróis full-LED, controles de estabilidade e tração, seis airbags, sensores anticapotamento, câmera de ré multiangulada com gráficos (estáticos ou dinâmicos) e atenuamento de ruídos externos na cabine.

Divulgação
Consegue detectar o que muda na cabine do HR-V? Desenhos internos são os mesmos de antes, mas há novidades em computador de bordo, revestimentos e central multimídia Imagem: Divulgação

Nova versão

Reestilização marcará ainda a estreia de uma versão chamada Sport, de caráter similar àquele do nosso atual Civic Sport: acabamento escurecido de grade e rodas aro 18. Sua cereja de bolo estará na direção elétrica com variação de giro. 

Agora só nos resta esperar -- aparentemente não por muito tempo -- para saber quais dessas novidades serão trazidas (ou não) para o HR-V feito em Sumaré (SP).

Mais Testes e lançamentos