Topo

Carros usados de junho: modelos fora de linha dominam ranking

Alessandro Reis

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

12/07/2018 12h47

No "top 10", só Gol e Corolla figuram também entre os zero-quilômetro mais vendidos

O Brasil tem sido inundado por lançamentos nos últimos cinco anos, especialmente no segmento de entrada, destronando campeões de emplacamentos há até não muito tempo, como Volkswagen Gol ou o Fiat Palio. Essa renovação ainda recente do mercado de veículos tem influência sobre os usados, onde abundam modelos descontinuados.

De acordo com o levantamento de junho da Fenabrave (a federação que reúne os concessionários de automóveis), a lista dos dez carros de segunda mão mais transferidos tinha apenas dois modelos que também estão entre os novos mais emplacados: o Gol, líder disparado, e Toyota Corolla, que aparece em nono lugar no mês que passou.

Veja mais

Veja os principais lançamentos para o Brasil até 2022
Quer negociar hatches, sedãs e SUVs? Use a Tabela Fipe

Inscreva-se no canal de UOL Carros no Youtube
Instagram oficial de UOL Carros
Siga UOL Carros no Twitter

Somente em junho, o Gol acumula 72.361 transferências, enquanto o Corolla soma 17.129 unidades que trocaram de dono no mesmo período -- na comparação, em junho o Gol foi o sétimo modelo zero mais emplacado (5.029 exemplares) e o sedã da Toyota aparece na 11ª posição, com 4.288 emplacamentos. Sinal que esses dois veteranos mantêm sua valorização no processo de recompra.

Os demais carros da lista de dez usados mais vendidos ou estão em fim de ciclo ou já não são mais produzidos: o Fiat Uno, segundo colocado, tem perdido a preferência no mercado de novos para o Mobi, enquanto Fiat Palio, terceiro, recentemente saiu de linha por conta da chegada do Argo, no ano passado. Já o Celta, quarto, foi substituído pelo Onix.

Quinto colocado no ranking de usados, o Fox está no fim do seu ciclo de vida e, após o lançamento do novo Polo, em novembro, teve a gama reduzida a duas versões e deve ser descontinuado por volta de 2020, com a chegada da nova geração do Gol.

Chevrolet Corsa, na sexta posição, também já se despediu, enquanto o Ford Fiesta, sétimo colocado, hoje tem vendas marginais na comparação com o Ka no mercado de veículos novos. Fiat Siena, dono do oitavo lugar no ranking de usados, também deve se despedir em breve, com o recente lançamento do Cronos, em março passado. O décimo lugar entre os usados também pertence a um carro fora de linha: o Chevrolet Classic.