Topo

Anfavea: "Rota 2030" saiu, mas principais mudanças ainda serão discutidas

ALF RIBEIRO
Imagem: ALF RIBEIRO

Alessandro Reis

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

06/07/2018 13h43

O quão econômicos novos carros precisam ser? Isso é um dos pontos ainda indefinidos

De acordo com Antonio Megale, presidente da Anfavea (Associação Nacional do Fabricantes Automotores), o anúncio do "Rota 2030" trouxe as linhas gerais do novo regime automotivo que substitui o "Inovar-Auto", mas muitos detalhes ainda estão em discussão e só serão definidos nos próximos meses.

A meta obrigatória de incremento de 11% na eficiência energética dos veículos até 2022, anunciada nesta quinta-feira pelo governo federal, por exemplo, ainda não está fechada. Segundo o executivo, porém, alguns dos pontos definidos pelo novo regime automotivo já começam a valer.

"Alguma coisa passa a valer agora. Empresas interessadas já podem começar a investir em pesquisa e desenvolvimento, por exemplo, mas os créditos de Imposto de Rends e da CSLL (Contribuição Social sobre Lucro Líquido) só poderão ser utilizados a partir do ano que vem", adianta o dirigente.

Veja mais

Rota 2030: tudo o que você precisa saber
Quer negociar hatches, sedãs e SUVs? Use a TabelaFipe
Inscreva-se no canal de UOL Carros no Youtube
Instagram de UOL Carros
Siga UOL Carros no Twitter

Carro mais econômico? Definição só em 30 dias

"A meta final de eficiência para os próximos 15 anos ficará entre 10% e 12%, ainda estamos discutindo com o governo e a definição sairá por decreto presidencial dentro de 30 dias, aproximadamente", informou o executivo.

Megale esclareceu que essa meta não fará distinção entre veículos nacionais e importados, uma novidade, e o cálculo será feito sobre a média de todas as unidades comercializadas no país por cada fabricante. O percentual praticado pelo "Inovar-Auto" era de 12%.

O presidente da Fenabrave informa também que, como já estabelecia o "Inovar-Auto", as empresas que obtiverem percentual maior de eficiência energética serão premiadas com desconto no IPI que deve ficar entre 1% e o teto de 2%, como no "Inovar-Auto", por faixa de eficiência em megaJaules por km rodado. "A diferença é que no 'Rota 2030' esse benefício será concedido por modelo de veículo e não para todas as vendas da montadora".

Além disso, a premiação também vai se dar por conta da segurança. Segundo Megale, os carros mais seguros poderão abater 1% do IPI, dentro do limite de 2%.

Por falar nos itens de segurança, o dirigente da Anfavea destaca que o cronograma de novos equipamentos obrigatórios já foi apresentado ao Contran e as datas estão em discussão. Caberá ao órgão de trânsito definir os prazos. "São de 15 a 17 itens, incluindo até proteção para pedestres em atropelamentos, por exemplo, e a definição deve sair nos próximos meses. Há itens previstos que nem foram regulamentados no exterior".

Megale também informa que essas discussões incluem a etiquetagem dos veículos, informando os itens de segurança disponíveis, a exemplo do que hoje acontece em relação ao consumo de combustível, no programa de etiquetagem do Inmetro. O que já se sabe é que a homologação dos equipamentos, incluindo a estrutura do veículo em impactos, seguirá sob responsabilidade do Contran, como já ocorre atualmente.

Sem avanço: IPI por cilindrada, não por eficiência

E relação à cobrança do IPI para veículos a combustão, informa o presidente, esta seguirá de acordo com a cilindrada e não de acordo com a eficiência energética, conforme proposto pelos grupos de discussão do "Rota 2030". "Seguirá dessa forma nos próximos cinco anos, quando o primeiro ciclo do Rota será concluído e poderá haver uma revisão nesse critério", diz Megale.

Quanto à redução no IPI para híbridos e elétricos, a Anfavea informa que ela somente passará a valer por volta de novembro, após o cumprimento de "quarentena" de cerca de 90 dias. A cobrança do imposto, que hoje era de até 25%, vai baixar para uma faixa entre 7% e 20%, dependendo dos seguintes critérios combinados: eficiência energética e peso do veículo. Quando mais leve e mais eficiente, o veículo recolherá menos impostos.

Megale também destacou que o "Rota 2030", com metas de eficiência e incentivos para P&D, abrirá espaço para uma evolução tecnológica igual ou maior que a observada durante os cinco anos do "Inovar-Auto". "Os incentivos abrem caminho para a eletrificação e a chegada de carros híbridos flex e para o desenvolvimento de tecnologia de célula de combustível a partir do etanol, dentre outras tecnologias. Saiu aos 48 minutos do segundo tempo, mas o 'Rota' estabelece com muita clareza uma política para o setor, trazendo previsibilidade, investimentos centrados em P&D e segurança veicular para o Brasil ser um grande player nessa área, com destaque para os biocombustíveis", afirma.

A Anfavea recentemente assinou protocolo de intenções com o Finep para a instalação de centros de pesquisa e desenvolvimento no país.

Vai vender mais?

Sobre as vendas, nenhuma mudança de expectativa, apesar do anúncio. Não foram alteradas as previsões da Anfavea: permanece o viés de alta de 11,7% ao final de 2018, o que significa encerrar o ano com 2,50 milhões de unidades comercializadas.

Para a produção, a nova expectativa aponta um aumento de 11,9%, chegando a 3,02 milhões de unidades fabricadas este ano -- a previsão inicial era de + 13,2%.

Volume para exportação foi revisto para baixo: em vez de crescer os 4,5% projetados inicialmente, deve ficar estável: 766 mil unidades enviadas para outros países.