Topo

Nissan vive incerteza sobre investimentos de matriz no Brasil

Nova geração do March é um dos projetos ainda indefinidos para o Brasil - Murilo Góes/UOL
Nova geração do March é um dos projetos ainda indefinidos para o Brasil
Imagem: Murilo Góes/UOL

Eduardo Laguna

do Estadão Conteúdo

26/06/2018 11h38

Instabilidade política liga sinal de alerta no Japão; filial insiste em receber recursos

A Nissan está enfrentando dificuldades para negociar o plano de investimento previsto para os próximos cinco anos com a matriz, localizada no Japão. As dificuldades são atribuídas às incertezas eleitorais, desdobramentos da greve dos caminhoneiros e de um cenário externo adverso.

Veja mais

Avaliação: Nissan Kicks é um SUV econômico?
Quer negociar hatches, sedãs e SUVs? Use a Tabela Fipe

Inscreva-se no canal de UOL Carros no Youtube
Instagram oficial de UOL Carros
Siga UOL Carros no Twitter

A empresa espera que o novo ciclo seja aprovado em um mês, mas o presidente da Nissan no Brasil, Marco Silva, reconhece que a realidade do País não ajuda na discussão. "Ontem mesmo recebi questionamentos (da matriz) sobre como está a situação por aqui".

Apesar da dificuldade em atrair recursos, sobretudo após a montadora desembolsar quase R$ 3,5 bilhões desde o começo da construção da fábrica, inaugurada há quatro anos em Resende (RJ), Silva diz que não fez cortes na programação de investimento enviada ao Japão.

Inicialmente, a ideia era que essa definição saísse no fim de 2017. Silva conta que, quando fechou, entre fevereiro e março, o planejamento estratégico deste ano, já havia uma expectativa de que os resultados seriam afetados pela eleição, mas a greve dos caminhoneiros acentuou as incertezas no campo político.

Silva, que participou na segunda-feira, 25, em São Paulo, de seminário realizado pela publicação Autodata, diz que a prioridade agora é rever gastos e buscar ganhos de produtividade, colocando de lado planos de aumento de produção.

"Chegamos a pensar em abrir o terceiro turno de produção, mas isso terá de esperar". As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.