Topo

Salão de veículo elétrico marcado para setembro ignora Salão do Automóvel

Evento para Veículo Elétrico em 2017: espaço para ver, discutir e negociar panorama da mobilidade no brasil - Murilo Góes/UOL
Evento para Veículo Elétrico em 2017: espaço para ver, discutir e negociar panorama da mobilidade no brasil
Imagem: Murilo Góes/UOL

Alessandro Reis

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

22/05/2018 15h06

Evento anual se coloca como espaço para ver, guiar e discutir mobilidade sem ficar "preso a um estande"

Carros elétricos e híbridos ainda são raros de se ver no Brasil, mas o país tem há alguns anos um salão automotivo específico para eles, que este ano chega à sua 14ª edição. O evento anual será mais uma vez totalmente descolado do Salão do Automóvel de São Paulo, acontecendo desta vez entre 18 e 20 de setembro e em nova casa, o Transamerica Expo Center, na zona sul da capital paulista.

Apesar do nome esquisito -- "Plataforma de Veículos Híbridos-Elétricos, Componentes e Novas Tecnologias", voltado a atrair empresas desenvolvedoras, mas que confunde o público que poderia se interessar --, o salão para veículos elétricos promete ter mais expositores (70 contra 40 de 2017), área de test-drive e até um congresso para a discussão dos rumos da mobilidade eletrificada em nosso mercado num espaço de 7.000 m².

Veja mais

Tudo sobre o Salão de São Paulo 2018
+ Donos de carro elétrico contam quanto pagam de luz
Quer negociar hatches, sedãs e SUVs? Use a Tabela Fipe

Inscreva-se no canal de UOL Carros no Youtube
Instagram oficial de UOL Carros
Siga UOL Carros no Twitter

Um salão antes do Salão

Mas por que se manter distante do Salão do Automóvel, que ocorre dois meses depois e, desta vez, também será parcialmente focado em carros híbridos, elétricos e conectados? Não seria melhor juntar forças e aproveitar o público de mais de 700 mil pessoas (total mínimo de visitantes esperado pelo Salão no São Paulo Expo)? 

UOL Carros fez a pergunta à organização, que acredita que a "Plataforma de Veículos Híbridos-Elétricos" fala com um público diferente, mais interessado nas questões da mobilidade e que se associar ao evento menor seria o mesmo que ficar "preso em um estande único".

"Muito mais do que um salão para exposição de carros, nós debatemos as novas tecnologias, discutimos sobre o futuro da indústria, além de reunir todos os fornecedores e profissionais do setor automobilístico", afirma João Paulo Picolo, presidente da Nürnberg Messe Brasil, multinacional organizadora do evento de elétricos.

Como foi o evento de elétricos em 2017

UOL Carros

Quais as atrações

Como nas edições anteriores, o público interessado tem entrada gratuita durante os três dias de atrações gerais, sempre das 13h às 20h-- mas é preciso fazer um cadastro pelo sitewww.velatinoamericano.com.br/pt/credenciamento. Na última edição, de toda forma, era possível fazer esse cadastro no local, mas pegando fila.

A Nürnberg Messe Brasil ainda não fechou a lista com todas as empresas participantes, mas adianta que modelos totalmente elétricos como Tesla Model X, Renault Twizy e Zoe, BYD E5 e E6, farão parte da exposição, que também contará com os híbridos Toyota Prius, Lexus CT200h, Volvo XC90 e Porsche Cayenne.

Também haverá test-drive do Prius, além da apresentação de projetos de eletropostos e estandes de fornecedoras de componentes para veículos elétricos ou híbridos. O espaço também terá pontos para recarga de veículos elétricos e híbridos plug-in, informa a organizadora, além de praça de alimentação.

Como no último ano, além de servir como exposição, o evento será um espaço para negociações envolvendo o setor de elétricos e híbridos.

Discutindo o setor

Paralelamente ao salão de elétricos, o "Congresso C-Move" acontece nos dias 18 e 19 de setembro, das 9h às 18h, com palestras sobre incentivos governamentais para produção, desenvolvimento e venda de automóveis eletrificados, regulamentação e implementação de pontos públicos para recarga e iniciativas de transporte público com propulsão elétrica já em curso em algumas cidades do Brasil.

Neste caso, porém, o ingresso custa a partir de R$ 500, que podem ser pagos no boleto ou parcelados no cartão de crédito em até três vezes sem juros.

"O Congresso e a exposição formam uma plataforma para impulsionar os veículos elétricos no Brasil e não ficar para trás de países europeus, que já estão bem avançados neste segmento e vão abolir em poucos anos a fabricação de novos modelos a combustão", resume Picolo, da Nürnberg Messe Brasil.

Serviço

+ Data: 18 a 20 de setembro de 2018
+ Horário: das 13h às 21h
+ Endereço: Transamerica Expo Center -- Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387, Santo Amaro. São Paulo (SP)
+ Ingressos: entrada gratuita mediante credenciamento
+ Atrações paralelas: test-drive de híbridos e elétricos e Congresso C-Move
+ Estacionamento: R$ 50 por turno