Topo

Sabe quais são os 20 carros mais vendidos na América Latina em 2018? Veja

Alessandro Reis

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

17/05/2018 12h52

Onix e Ka lideram na região, mas de resto temos várias surpresas; confira ranking exclusivo

Carro mais vendido no Brasil há três anos seguidos, o Chevrolet Onix também é líder no ranking de emplacamentos na América Latina no primeiro trimestre. De acordo com levantamento da consultoria "Jato Dynamics", considerando as vendas na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru e Porto Rico, o hatch fabricado em Gravataí (RS) teve 54.637 unidades comercializadas nesses países de janeiro a março. Cerca de 76% desse total é de veículos emplacados no mercado brasileiro.

É uma barbada, assim como a segunda posição: o Ford Ka, chamado de Figo em outros mercados, com 47.545 unidades, assume a vice-liderança na região. Mas agora teremos surpresas.

Fechando o pódio temos o sedã Nissan Versa, terceiro com 31.771 emplacamentos, mas que não está entre os líderes no mercado brasileiro. O Volkswagen Gol, que por 26 anos seguidos foi o campeão de vendas no Brasil até 2013, ocupa o quarto lugar (30.622), enquanto a picape Toyota Hilux fecha o "top 5", com 29.822 veículos.


Também chama a atenção o desempenho do VW Polo, lançado no Brasil em novembro passado, com produção em São Bernardo do Campo (SP). Nos três primeiros meses do ano, o hatch já soma 20.728 unidades entregues nos países citados, figurando na 16ª posição geral -- no mesmo período, o carro global da Volks teve 17.721 exemplares vendidos apenas no Brasil, ocupando aqui o quarto lugar.

Fabricada no México, a picape Nissan Frontier aparece na oitava colocação na lista, com 24.564 unidades vendidas, perdendo apenas para a Hilux. Por aqui, a picape média da Nissan tem vendagem bem mais modesta, com 1.886 emplacamentos de janeiro a março, figurando apenas na oitava colocação da sua categoria.

O Fiat Argo, por sua vez, fecha a lista dos 20 mais vendidos da região, com 17.522 veículos. Fabricado em Betim (MG), o hatch vendeu 12.867 unidades no mesmo período no Brasil, figurando em décimo lugar por aqui.