Topo

Ford dá "jeitinho brasileiro" e dono de iPhone usa Waze na tela do carro

Do UOL, em São Paulo (SP)

17/05/2018 16h51

Fabricante acha forma de driblar restrição do Apple CarPlay em carros com sistema Sync 3; assista e veja como é

Quem realiza projeção de celular na central multimídia de um carro já deve ter reparado que o Apple CarPlay, sistema oferecido aos donos de iPhone, é bastante restritivo. Por exemplo, não há a possibilidade de espelhar nenhum tipo de mapa por ele, visto que o Waze, maior referência do mercado, pertence à rival Google.

Pois a Ford encontrou uma forma de "driblar" a restrição. Clientes das linhas 2018 dos modelos EcoSport, Fiesta, Focus, Ranger, Fusion, Edge e Mustang, todos equipados com o sistema de entretenimento Sync 3, terão acesso ao "jeitinho". Muito em breve os Ka hatch e sedã ano-modelo 2019 também entrarão no grupo.

Veja mais

+ Quer negociar hatches, sedãs e SUVs? Use a Tabela Fipe
+ Inscreva-se no canal de UOL Carros no Youtube
+ Instagram oficial de UOL Carros
+ Siga UOL Carros no Twitter

Funcionará assim: com o carro e a central ligados — antes de entrar em movimento, óbvio, já que dirigir e mexer no celular ao mesmo tempo é infração grave no CTB (Código de Trânsito Brasileiro), sob multa de R$ 293,47 e perda de sete pontos na CNH —, abra o Waze em seu iPhone. Depois, conecte o aparelho à central do veículo via cabo USB.

Vem então o truque: quando o sistema pedir para iniciar o CarPlay, desative o serviço. Vá à opção "Aplicativos" na barra inferior da tela tátil, aceite os termos e condições e... voilà. O vídeo que abre esta reportagem passa as instruções básicas de como ativar e usar o serviço.

Para aplicar a alternativa, todavia, foi necessária a autorização da Apple.

Atenção: a "manha" só funcionará para quem tiver o Sync 3 versão 3.0, por enquanto a mais atualizada. Usuários de veículos dotados da mesma central, porém com uma versão mais antiga, poderão solicitar a atualização diretamente à fabricante. Já donos de carros com Sync 2 e Sync 1 nem precisam perder tempo tentando, pois tais sistemas não permitem nenhum tipo de projeção.

Lembrando que o Android Auto, principal rival do Apple CarPlay, permite o espelhamento do Waze nas centrais multimídia de veículos compatíveis desde julho do ano passado.

Avaliação: EcoSport Storm é 4x4 raiz ou só faz pose?

UOL Carros