Topo

Testes e lançamentos

UOL Carros destrincha Peugeot 5008 e Volkswagen Tiguan; veja e tire dúvidas

Eugênio Augusto Brito e André Deliberato

Do UOL, em São Paulo (SP)

10/05/2018 16h21

SUVs oferecem bom pacote de equipamentos e espaço para sete

Peugeot 5008 e Volkswagen Tiguan  Allspace são duas das (poucas) opções disponíveis no mercado para quem precisa de um carro para levar até sete pessoas. Antes de protagonizar um Duelo dos mais acirrados (que você poderá conferir em breve), UOL Carros apresentou os modelos em uma transmissão ao vivo realizada em nosso canal do YouTube.

O 5008 é oferecido no mercado brasileiro em duas versões: Griffe (R$ 157.490) e Griffe Pack (R$ 166.490). Sai de fábrica com seis airbags, controle de estabilidade, bancos dianteiros com massageadores, teto solar panorâmico, assistente de partida em rampa, faróis full-LED com luz diurna, sensores de chuva e crepuscular, carregamento de celular por indução, central multimídia com tela tátil de oito polegadas compatível com Apple CarPlay e Android Auto e rodas de 19 polegadas.

A versão avaliada é a Griffe Pack, que traz todos os itens citados acima mais piloto automático adaptativo, assistente de frenagem de emergência, alerta de permanência em faixa, detector de fadiga, farol alto adaptativo, leitor de placas de trânsito, alerta de ponto cego e câmera com visão em 360 graus. A unidade cedida pela Peugeot tinha ainda a pintura metálica Cinza Artanse, aumentando o preço total para R$ 168.280.

Já o Tiguan está à venda em três versões de acabamento: 250 TSI (R$ 124.990), Comfortline 250 TSI (R$ 149.990) e R-Line 350 TSI (R$ 179.990). Desde a versão de entrada (a única vendida com cinco lugares) o SUV vem com rodas de liga leve de 17 polegadas, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, freio de estacionamento elétrico, assistente de partida em rampas, central multimídia com tela tátil de oito polegadas compatível com Apple CarPlay e Android Auto, ar-condicionado digital de três zonas, retrovisor interno fotocrômico e sensores de chuva e crepuscular, entre outros itens.

Escolhemos para o embate o Tiguan Comfortline 250 TSI, que acrescenta rodas aro 18, bancos revestidos em couro, faróis e lanternas com LEDs, câmera de ré, bancos dianteiros com regulagens elétricas e a terceira fileira de bancos. O exemplar cedido para avaliação tinha ainda pintura metálica Vermelho Rubi (R$ 2.140) e teto solar elétrico panorâmico, único opcional oferecido pela VW a R$ 4.000 -- elevando o preço final para R$ 156.130.

Além de terem sido lançados quase simultaneamente (o 5008 chegou um mês antes do Tiguan), eles se aproximam na motorização. O carro da Peugeot (que nada mais é do que uma versão alongada do 3008) é movido pelo motor 1.6 THP de 165 cv, ao passo em que o Tiguan  Comfortline tem o mesmo 1.4 TSI  flex de 150 cv do Golf -- o número 250 vem de 250 Nm, torque do veículo na medida Newton-metro. Ambos têm câmbio automático de seis marchas, embora a caixa do Tiguan seja a DSG de dupla embreagem banhada a óleo.

Confira no vídeo no topo desta reportagem os detalhes de cada modelo e as respostas às dúvidas dos espectadores que acompanharam a transmissão ao vivo. Se você não conseguiu assistir e ainda tem alguma dúvida, não tem problema. Basta deixar sua pergunta nos comentários.

Veja mais

Quer negociar hatches, sedãs e SUVs? Use a Tabela Fipe
Inscreva-se no canal de UOL Carros no Youtube
Instagram oficial de UOL Carros
Siga UOL Carros no Twitter

Mais Testes e lançamentos