Topo

Rivais do Uber colocam 30 carros autônomos levando pessoas em Las Vegas

Trinta unidades chamativas do BMW 540i formam frota de autônomos, que podem ser usados por qualquer pessoa em Las Vegas - John F. Martin/Aptiv
Trinta unidades chamativas do BMW 540i formam frota de autônomos, que podem ser usados por qualquer pessoa em Las Vegas
Imagem: John F. Martin/Aptiv

Do UOL, em São Paulo (SP)

03/05/2018 13h12

Frota de Lyft e Aptiv terá sedãs da BMW; motoristas treinados assumirão volante se algo falhar

Quase dois meses após acidente fatal envolvendo um carro autônomo de testes do Uber, a Lyft (empresa rival no segmento de transportes) anunciou nesta semana que colocará uma frota de 30 carros autônomos nas ruas da cidade de Las Vegas (EUA), à disposição do público. Curiosamente, a tecnologia de direção autônoma dessa frota é gerenciada pela Aptiv -- é a mesma fornecedora que apontou que seus sistemas de navegação equipados no SUV acidentado em março haviam sido desativados pelo Uber

Essa frota de autônomos do Lyft está disponível a passageiros comuns na cidade norte-americana a partir desta quinta-feira (3) e pode ser acionada pelo app da empresa, cujo serviço funciona de forma semelhante ao do Uber -- o serviço do Lyft não está disponível no Brasil atualmente.

No total, serão 30 unidades do BMW 540i equipados com três tipos de sensores (radar, laser e câmeras 360º de altíssima resolução) ligados a processadores e servidores -- "parafernalha" gerenciada pela Aptiv.

Veja mais

Toyota lança Yaris como hatch e sedã em junho
Quer negociar hatches, sedãs e SUVs? Use a Tabela Fipe
Inscreva-se no canal de UOL Carros no Youtube
Instagram oficial de UOL Carros
Siga UOL Carros no Twitter

Carros têm motorista

Uma prévia do serviço funcionou em janeiro, também em Las Vegas, durante a feita de tecnologia CES. Na ocasião, segundo as empresas, foram feitas mais de 400 viagens autônomas, com nota média de clientes de 4,99 estrelas (do máximo de cinco).

Apesar do sistema autônomo, os carros são sempre ocupados por motoristas "altamente treinados" que poderão e deverão assumir o volante sempre que necessário.

Assim, as empresas aproveitarão a experiência pública para captar e fornecer informações sobre operações e gerenciamento de frota autônoma.

"Com a tecnologia de direção autônoma da Aptiv implantada em Las Vegas e acessível por meio do aplicativo Lyft, uma ampla gama de consumidores poderá compartilhar sua experiência com veículos autônomos em um ambiente urbano complexo. Mais importante ainda é o conhecimento e os dados resultantes disto, que nos permitirão refinar ainda mais nossas capacidades de direção autônoma e fortalecer nosso portfólio de soluções de segurança ativa líderes do setor", afirmou o presidente da Aptiv, Kevin Clark.

Além da parceria com o serviço do Lyft e com a BMW, neste caso específico, a Aptiv também assinou parceria recentemente para o desenvolvimento de tecnologia autônoma com a Ford -- a gigante de Detroit anunciou, recentemente, que vai deixar de vender carros como Fusion, Focus Sedan e Fiesta na América do Norte, para focar seus esforços de desenvolvimento em picapes, SUVs, carros elétricos e modelos autônomos e compartilhados nos próximos anos.