Topo

Testes e lançamentos

Avaliação: Novo Honda City tem condições de encarar Virtus e Cronos?

André Deliberato

Do UOL, em São Paulo (SP)

02/04/2018 04h00

Sedã compacto recebe atualizações na linha 2019, mas fica sem ESP

A Honda sentiu que precisava mexer no City para "receber" os dois novos e importantes competidores do segmento de sedãs compactos premium, Volkswagen Virtus e Fiat Cronos.

Mudou detalhes visuais e reajustou a lista de equipamentos das versões, que agora são cinco, incluindo uma para PCD. Os preços vão de R$ 60.900 a R$ 83.400 -- foi justamente a EXL, a mais cara, que UOL Carros avaliou.

Veja mais

+ Veja todos os preços do Honda City 2019
Quer negociar hatches, sedãs e SUVs? Use a Tabela Fipe

Inscreva-se no canal de UOL Carros no Youtube
Instagram oficial de UOL Carros
Siga UOL Carros no Twitter

De igual para igual

A decisão de mudar o City nivela o modelo da Honda aos novos carros, mais modernos e com design mais jovem? Na opinião de UOL Carros, o sedã da Honda é um carro agradável de se dirigir, mas ultrapassado em comparação aos novos concorrentes, mais jovens e bem equipados -- vale lembrar que o City é um dos precursores deste segmento, lançado no Brasil em 2009.

Não, ele não é uma má escolha para quem comprar, mas fica atrás de Virtus e Cronos em termos de design, conforto ao dirigir e tecnologia.

Vamos explicar por quê.

Cara nova?

Mais ou menos. O face-lift empregado nessa atualização de ano/modelo deu uma sofisticada na cara do City, que ganhou faróis full-LED em todas as versões e um jeitão mais invocado. Mas a lateral é igual e a traseira continua praticamente a mesma -- apenas as luzes de seta das lanternas, a parte de cima delas, que agora são translúcidas.

Novo desenho é bem feito, bonito, mas não dá para ser comparado ao da nova dupla de concorrentes. Mesmo assim, como design é relativo, ele não perde tantos pontos por isso.

Bem equipado nessa versão mais cara, o City ainda oferece equipamentos que rivais não possuem, como os próprios faróis em LED... mas fica devendo recursos e tecnologias mais modernos, além dos controles eletrônicos de tração e estabilidade, em falta até na versão de topo.

Além disso, o motor 1.5 flex (116/115 cv (etanol/gasolina) e 15,3 kgfm de torque (etanol/gasolina) deixa a desejar em desempenho, principalmente na hora de ultrapassagens e em subidas. O câmbio CVT é bom: com ajuda de um econômetro no painel, ele faz o motorista ter noção do peso do pé. Isso motiva quem o dirige a rodar de maneira suave e priorizando o consumo.

UOL Carros registrou média de 8 km/l na cidade e 13 km/l na estrada com gasolina no tanque e ar-condicionado sempre ligado.

Divulgação
Honda City, já modelo 2019, ganhou partes translúcidas nas lanternas -- maior novidade da parte traseira Imagem: Divulgação

Espaço e porta-malas

Aqui, ótimos pontos do City. Ele recebe bem quatro pessoas (até cinco, se a quinta for uma criança), tem boa posição de dirigir e ótimo porta-malas, de 536 litros (só perde para o do Chevrolet Cobalt, líder dessa categoria).

Fora isso, o acabamento da versão mais cara é endurecido em vários pontos, mas é bem feito. Materiais são de qualidade e os painéis táteis (da central e do ar-condicionado) são itens tratados como diferenciais.

Na prática, o City agrada pela proposta e não é má escolha para quem comprar um sedã compacto premium, mas em termos de design, tecnologia e pela falta de controles eletrônicos de tração e estabilidade (algo que até o novo Fit oferece), fica atrás de Virtus e Cronos.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Testes e lançamentos