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VW terá "SUV popular" e global; resta saber se será brasileiro ou argentino

Esboço do futuro SUV pequeno: apesar do porte abrutalhado de frente e caixas de rodas, entre-eixos é curto - Reprodução
Esboço do futuro SUV pequeno: apesar do porte abrutalhado de frente e caixas de rodas, entre-eixos é curto
Imagem: Reprodução

Eugênio Augusto Brito

Do UOL, em São Paulo (SP)

16/03/2018 14h00

"Projeto Tarek", "Teramont", "SUV popular": nome pouco importa, mas modelo cresceu em importância

É fato: a Volkswagen percebeu que chegou muito atrasada ao principal filão da indústria automotiva global nos últimos quatro anos, o de SUVs urbanos, sobretudo de porte reduzido e uso urbano. Percebeu e decidiu apostar pesado para compensar o tempo perdido, a ponto de não passar semana sem que nova informação apareça. Na terça-feira passada, o grupo alemão mostrou o conceito Skoda Vision X, que antecipa detalhes do Volkswgen T-Cross, a ser feito no Brasil em 2019. Agora, o próprio chefão da marca garantiu que outro modelo chega em 2020 e será um projeto global.

Segundo Herbert Diess, chefão da Volkswagen global, o "SUV popular" da marca (ele mesmo chamou o modelo de "Volks-SUV", que pode ser lido como SUV da Volkswagen de forma simplista ou, se traduzirmos diretamente do alemão, utilitário esportivo "do povo", ou popular) será apresentado na China em agosto, mas também será produzido na Rússia, México (por onde o mercado norte-americano será abastecido) e... Argentina -- planos que noticiamos anteriormente o colocavam com fabricação no Brasil

De acordo com o executivo, o nome real ainda não está definido, ficando a cargo de cada mercado (leia mais sobre isso abaixo). Mas a data de 2020 foi confirmada para a chegada às lojas. Foi revelado ainda um esboço, com traços que lembram o antigo conceito Taigun (de 2014), com as devidas atualizações. E o objetivo também: vender 400 mil unidades ao ano. 

Para o Mercosul, além do nome, resta o imbróglio sobre a fabricação, que tem questão de balança econômica como base, apontam especialistas como o jornalista e engenheiro Fernando Calmon, colunista de UOL Carros: "Esse equilíbrio entre as balanças de Brasil e Argentina pode exigir que esse 'SUV popular' seja construído aqui no Brasil, não na Argentina. São acertos locais, que escapam do controle da matriz".  

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SUV para todo mundo

Tudo isso foi revelado na quarta-feira durante conferência global de balanços e metas, realizada na sede da Volkwagen, em Wolfsburg (Alemanha). Mais pompa, impossível, denotando a importância que o projeto assumiu.

"Vamos dobrar nossa oferta de SUVs em praticamente todos os mercados", afirmou Diess a agências internacionais como "Bloomberg" e "Automotive News Europe". Segundo o chefão, a ideia com a enxurrada de SUVs é, além de recuperar mercado, capitalizar a companhia para a investida em modelos elétricos e autônomos. Para isso, ter um modelo de entrada e com alta capacidade de  venda é algo fundamental: "Nossas expectativas são altas para este modelo [Volks-SUV]", cravou Diess.

Como antecipamos, a ideia desse novo modelo é servir como base na escadinha bolada pela Volkswagen -- boa parte deles é feita sobre a base modular MQB, seja na configuração de entrada (MQB A0, de Polo e Virtus) ou MQB padrão (de Golf):

+ "SUV popular"/Tarek: pequeno, com equipamentos e entre-eixos de Polo, 2,56 m; chega em 2020, com pretensões globais -- fabricação no Mercosul, apesar da fala do chefão da marca, pode levar a imbróglio entre Brasil e Argentina;

+ Volkswagen T-Cross: entre-eixos do Virtus, com 2,65 m, rival de EcoSport, HR-V, Renegade etc, reservado a mercados como Brasil e países secundários da Europa. Ocupa, nesses mercados, o lugar do europeu T-ROC. Feiro no Brasil, está cotado para ser revelado este ano, no Salão de São Paulo, mas há indícios de atraso; 

+ "Projeto Tarek"/Teramont: compacto premium, cinco lugares, entre-eixos de novo Jetta, 2,68 m, também para Argentina, Brasil, América Latina e países secundários da Europa. Feito na Argentina, chega entre 2020 e 2021 para rivalizar com Jeep Compass, Peugeot 3008, Novo Hyundai Tucson;

+ Volkswagen Tiguan: médio-compacto, com opções de cinco ou sete assentos e entre-eixos alongado, de 2,79 m, para Américas e China; na Europa, usa duas configurações de entre-eixos (curta e longa), mas sempre com cinco lugares. O Brasil trará o modelo por importação do México nas opções de cinco e sete lugares até que o "Projeto Tarek/Teramont" chegue e ocupe o primeiro posto, mantendo o Tiguan apenas na configuração de sete assentos;

+ Volkswagen Atlas: modelo grande, mas ainda feito sobre a base MQB: são mais de 5 metros de comprimento, colossais 2,97 m de entre-eixos e espaço para sete pessoas. Lançado inicialmente apenas para o mercado dos EUA (é feito em Chattanooga), está tendo aceitação tão boa, que já entrou nos planos de China (onde pode ser lançado com o nome de Teramont) e Brasil (onde poderia chegar com o nome Atlas, mesmo) para concorrer com Chevrolet Trailblazer e Toyota SW4, entre outros;

+ Volkswagen Touareg 2019: SUV grande de luxo e único projeto derivado da base mais avançada da marca, a MLB, chega no segundo semestre com tecnologia (e preço) semelhante ao de modelos como o novo Audi Q7, Audi Q8 e Lamborghini Urus. Por conta disso, deve vir a alguns mercados -- como o Brasil -- apenas sob encomenda, diretamente da Europa. 

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UOL Carros

E o nome?

Ainda que muitos veículos ao redor do mundo estejam apontando diferentes nomes para o novo SUV popular da Volkswagen, tudo segue indefinido ainda. Mídias sul-americanas cravaram que o modelo será o Tarek, que antes estava reservado ao modelo de cinco lugares.

Como UOL Carros mesmo apontou, o antigo "Projeto Tarek" pode assumir localmente o nome de Teramont. Embora esta nomenclatura esteja reservada para o Atlas na China, segue vago em outros mercados do mundo. Como o próprio Diess afirmou, os nomes ficam a cargo dos mercados regionais. O certo é que isso será fechado apenas nos próximos meses.