Citroën C4 Lounge: veja os rivais e decida qual sedã médio é o melhor
Modelo passa por primeira reestilização e ganha itens para tentar reconquistar espaço na categoria
O jogo não estava nada fácil para o Citroen C4 Lounge. Lançado no mercado brasileiro em 2013, o sedã nunca figurou nas primeiras posições sedãs médios, mas andava vendendo pouco demais.
No ano passado, apenas 3.313 unidades foram emplacadas -- apenas 5% do volume do líder Toyota Corolla.
Para tentar mudar este cenário, a Citroën apostou em duas frentes ao renovar seu sedã: preço e conteúdo.
Veja mais
+ Salão de Genebra: novo C4 Cactus será feito no Brasil; conheça
+ Inscreva-se no canal de UOL Carros no Youtube
+ Instagram de UOL Carros
+ Siga UOL Carros no Twitter
+ Quer negociar hatches, sedãs e SUVs? Use a Tabela Fipe
A versão de entrada do Lounge custará R$ 93.920, mas haverá uma configuração voltada exclusivamente para o crescente público de PCD (Pessoa com Deficiência) por R$ 69.990. A intenção é clara: atender os órfãos do Toyota Corolla GLi Tecido, sucesso de vendas que acabou sendo descontinuado pela marca japonesa.
Todas as versões são bem equipadas de fábrica, trazendo painel digital e central multimídia, duas principais novidades da lista de itens do C4 Lounge. No caso da central, ela vem com tela tátil de sete polegadas, Bluetooth e suporte para Android Auto e Apple CarPlay.
Páreo duro
Aproveitando a apresentação do novo sedã da Citroën, UOL Carros listou características, virtudes e defeitos dos 10 sedãs médios mais vendidos do país até fevereiro/2018, segundo o ranking de emplacamentos da Fenabrave.
Excluímos deste grupo os modelos Audi A3 Sedan, Ford Fusion, Mercedes-Benz Classe C e Toyota Prius, classificados pela entidade como sedãs médios, mas, que na prática, não disputam mercado com os modelos citados a seguir.
1. Toyota Corolla
+ Vendas: 8.354 unidades emplacadas
+ Preço: de R$ 92.690 (GLi) a R$ 117.900 (Altis)
+ Motores: 1.8 16V de 139/144 cv (GLi) e 17,7/18,6 kgfm (câmbio CVT); 2.0 16V de 143/154 cv e 19,4/20,7 kgfm (câmbio CVT)
+ Entre-eixos: 2,70 m
+ Porta-malas: 470 litros
+ Principal ponto positivo: confiabilidade da marca Toyota
+ Principal ponto negativo: relação custo/benefício
2. Chevrolet Cruze Sedan
+ Vendas: 3.315 unidades emplacadas
+ Preço: de R$ 95.890 (LT) a R$ 109.190 (LTZ)
+ Motores: 1.4 turboflex de 150/153 cv e 24/24,5 kgfm (câmbio automático de seis marchas)
+ Entre-eixos: 2,70 m
+ Porta-malas: 440 litros
+ Principal ponto positivo: desempenho do motor turbo
+ Principal ponto negativo: espaço interno
3. Honda Civic
+ Vendas: 2.870 unidades emplacadas
+ Preço: de R$ 89.400 (Sport MT) a R$ 124.900 (Touring)
+ Motores: 2.0 16V de 150/155 cv e 19,3/19,5 kgfm (câmbio manual de seis marchas ou CVT); 1.5 turbo de 173 cv e 22,4 kgfm (câmbio CVT)
+ Entre-eixos: 2,70 m
+ Porta-malas: 519 litros
+ Principal ponto positivo: bom nível de equipamentos
+ Principal ponto negativo: preços altos demais, sobretudo na versão topo de gama
4. Volkswagen Jetta
+ Vendas: 1.099 unidades emplacadas
+ Preço: de R$ 94.190 (Comfortline) a R$ 108.600 (Highline)
+ Motores: 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm (câmbio automático de seis marchas) / 2.0 TSI de 211 cv e 28,6 kgfm (câmbio automatizado de seis marchas)
+ Entre-eixos: 2,65 m
+ Porta-malas: 510 litros
+ Principal ponto positivo: desempenho do motor turbo
+ Principal ponto negativo: nova geração vem aí
5. Ford Focus Fastback
+ Vendas: 711 unidades emplacadas
+ Preço: de R$ 85.200 (SE AT) a R$ 110.000 (Titanium Plus AT)
+ Motores: 2.0 Direct Flex de 175/178 cv e 21,5/22,5 kgfm (câmbio automatizado de seis marchas)
+ Entre-eixos: 2,65 m
+ Porta-malas: 421 litros
+ Principal ponto positivo: dirigibilidade esportiva
+ Principal ponto negativo: baixa aceitação no mercado de usados
6. Nissan Sentra
+ Vendas: 581 unidades emplacadas
+ Preço: de R$ 82.900 (S) a R$ 104.990 (SL AT)
+ Motores: 2.0 16V de 140 cv (G/E) e 20 kgfm (câmbio CVT)
+ Entre-eixos: 2,70 m
+ Porta-malas: 503 litros
+ Principal ponto positivo: funcionamento suave do câmbio CVT
+ Principal ponto negativo: baixa aceitação no mercado de usados
7. Citroën C4 Lounge
+ Vendas: 564 unidades emplacadas
+ Preço: de R$ 93.920 (Feel) a R$ 102.790 (Shine)
+ Motores: 1.6 turbo de 166/173 cv e 24,5 kgfm (câmbio automático de seis marchas)
+ Entre-eixos: 2,71 m
+ Porta-malas: 470 litros
+ Principal ponto positivo: bom desempenho do motor turbo
+ Principal ponto negativo: baixa aceitação no mercado de usados
8. Renault Fluence
+ Vendas: 435 unidades emplacadas
+ Preço: de R$ 99.350 (Dynamique 2.0 CVT) a R$ 108.300 (Privilège)
+ Motores: 2.0 16V de 140/143 cv e 19,9/20,3 kgfm (câmbio CVT)
+ Entre-eixos: 2,70 m
+ Porta-malas: 530 litros
+ Principal ponto positivo: boa lista de equipamentos de série
+ Principal ponto negativo: oferta praticamente inexistente nas revendas
9. Kia Cerato
+ Vendas: 353 unidades emplacadas
+ Preço: R$ 79.990 (versão única)
+ Motores: 1.6 16V de 122/128 cv e 16,5/16 kgfm (câmbio automático de seis marchas)
+ Entre-eixos: 2,70 m
+ Porta-malas: 421 litros
+ Principal ponto positivo: design moderno
+ Principal ponto negativo: motor 1.6 é fraco demais para um sedã médio
10. Mitsubishi Lancer
+ Vendas: 168 unidades emplacadas
+ Preço: de R$ 74.990 (HL) a R$ 79.990 (HL-T)
+ Motores: 2.0 16V de 160 cv e 20,1 kgfm (câmbio CVT)
+ Entre-eixos: 2,63 m
+ Porta-malas: 413 litros
+ Principal ponto positivo: preço
+ Principal ponto negativo: projeto antiquado
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.