Topo

Citroën C4 Lounge: veja os rivais e decida qual sedã médio é o melhor

Vitor Matsubara

Do UOL, em São Paulo (SP)

15/03/2018 04h00

Modelo passa por primeira reestilização e ganha itens para tentar reconquistar espaço na categoria

O jogo não estava nada fácil para o Citroen C4 Lounge. Lançado no mercado brasileiro em 2013, o sedã nunca figurou nas primeiras posições sedãs médios, mas andava vendendo pouco demais.

No ano passado, apenas 3.313 unidades foram emplacadas -- apenas 5% do volume do líder Toyota Corolla.

Para tentar mudar este cenário, a Citroën apostou em duas frentes ao renovar seu sedã: preço e conteúdo.

Veja mais

Salão de Genebra: novo C4 Cactus será feito no Brasil; conheça
Inscreva-se no canal de UOL Carros no Youtube

Instagram de UOL Carros
Siga UOL Carros no Twitter
Quer negociar hatches, sedãs e SUVs? Use a Tabela Fipe

A versão de entrada do Lounge custará R$ 93.920, mas haverá uma configuração voltada exclusivamente para o crescente público de PCD (Pessoa com Deficiência) por R$ 69.990. A intenção é clara: atender os órfãos do Toyota Corolla GLi Tecido, sucesso de vendas que acabou sendo descontinuado pela marca japonesa.

Todas as versões são bem equipadas de fábrica, trazendo painel digital e central multimídia, duas principais novidades da lista de itens do C4 Lounge. No caso da central, ela vem com tela tátil de sete polegadas, Bluetooth e suporte para Android Auto e Apple CarPlay.

Páreo duro

Aproveitando a apresentação do novo sedã da Citroën, UOL Carros listou características, virtudes e defeitos dos 10 sedãs médios mais vendidos do país até fevereiro/2018, segundo o ranking de emplacamentos da Fenabrave.

Excluímos deste grupo os modelos Audi A3 Sedan, Ford Fusion, Mercedes-Benz Classe C e Toyota Prius, classificados pela entidade como sedãs médios, mas, que na prática, não disputam mercado com os modelos citados a seguir.

1. Toyota Corolla

Toyota Corolla  - Murilo Góes/UOL - Murilo Góes/UOL
Corolla é líder da categoria com folga
Imagem: Murilo Góes/UOL

+ Vendas: 8.354 unidades emplacadas
+ Preço: de R$ 92.690 (GLi) a R$ 117.900 (Altis)
+ Motores: 1.8 16V de 139/144 cv (GLi) e 17,7/18,6 kgfm (câmbio CVT); 2.0 16V de 143/154 cv e 19,4/20,7 kgfm (câmbio CVT)
+ Entre-eixos: 2,70 m
+ Porta-malas: 470 litros
+ Principal ponto positivo: confiabilidade da marca Toyota
+ Principal ponto negativo: relação custo/benefício

2. Chevrolet Cruze Sedan

Chevrolet Cruze - Murilo Góes/UOL - Murilo Góes/UOL
Motor 1.4 turbo é oferecido nas duas versões do Cruze
Imagem: Murilo Góes/UOL

+ Vendas: 3.315 unidades emplacadas
+ Preço: de R$ 95.890 (LT) a R$ 109.190 (LTZ)
+ Motores: 1.4 turboflex de 150/153 cv e 24/24,5 kgfm (câmbio automático de seis marchas)
+ Entre-eixos: 2,70 m
+ Porta-malas: 440 litros
+ Principal ponto positivo: desempenho do motor turbo
+ Principal ponto negativo: espaço interno

3. Honda Civic

Honda Civic - Murilo Góes/UOL - Murilo Góes/UOL
Estiloso, o Civic tem um bom motor turbo na versão Touring
Imagem: Murilo Góes/UOL

+ Vendas: 2.870 unidades emplacadas
+ Preço: de R$ 89.400 (Sport MT) a R$ 124.900 (Touring)
+ Motores: 2.0 16V de 150/155 cv e 19,3/19,5 kgfm (câmbio manual de seis marchas ou CVT); 1.5 turbo de 173 cv e 22,4 kgfm (câmbio CVT)
+ Entre-eixos: 2,70 m
+ Porta-malas: 519 litros
+ Principal ponto positivo: bom nível de equipamentos
+ Principal ponto negativo: preços altos demais, sobretudo na versão topo de gama

4. Volkswagen Jetta

VW Jetta - Murilo Góes/UOL - Murilo Góes/UOL
Geração atual do Jetta já foi aposentada nos EUA
Imagem: Murilo Góes/UOL

+ Vendas: 1.099 unidades emplacadas
+ Preço: de R$ 94.190 (Comfortline) a R$ 108.600 (Highline)
+ Motores: 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm (câmbio automático de seis marchas) / 2.0 TSI de 211 cv e 28,6 kgfm (câmbio automatizado de seis marchas)
+ Entre-eixos: 2,65 m
+ Porta-malas: 510 litros
+ Principal ponto positivo: desempenho do motor turbo
+ Principal ponto negativo: nova geração vem aí

5. Ford Focus Fastback

Ford Focus Fastback - Murilo Góes/UOL - Murilo Góes/UOL
Focus trocou o sobrenome Sedan pelo Fastback
Imagem: Murilo Góes/UOL

+ Vendas: 711 unidades emplacadas
+ Preço: de R$ 85.200 (SE AT) a R$ 110.000 (Titanium Plus AT)
+ Motores: 2.0 Direct Flex de 175/178 cv e 21,5/22,5 kgfm (câmbio automatizado de seis marchas)
+ Entre-eixos: 2,65 m
+ Porta-malas: 421 litros
+ Principal ponto positivo: dirigibilidade esportiva
+ Principal ponto negativo: baixa aceitação no mercado de usados

6. Nissan Sentra

Nissan Sentra - Murilo Góes/UOL - Murilo Góes/UOL
Sentra é vendido apenas na motorização 2.0 e com câmbio CVT
Imagem: Murilo Góes/UOL

+ Vendas: 581 unidades emplacadas
+ Preço: de R$ 82.900 (S) a R$ 104.990 (SL AT)
+ Motores: 2.0 16V de 140 cv (G/E) e 20 kgfm (câmbio CVT)
+ Entre-eixos: 2,70 m
+ Porta-malas: 503 litros
+ Principal ponto positivo: funcionamento suave do câmbio CVT
+ Principal ponto negativo: baixa aceitação no mercado de usados

7. Citroën C4 Lounge

Citroën C4 Lounge Shine - Murilo Góes/UOL - Murilo Góes/UOL
Novo design deixou sedã com cara de C4 Picasso
Imagem: Murilo Góes/UOL

+ Vendas: 564 unidades emplacadas
+ Preço: de R$ 93.920 (Feel) a R$ 102.790 (Shine)
+ Motores: 1.6 turbo de 166/173 cv e 24,5 kgfm (câmbio automático de seis marchas)
+ Entre-eixos: 2,71 m
+ Porta-malas: 470 litros
+ Principal ponto positivo: bom desempenho do motor turbo
+ Principal ponto negativo: baixa aceitação no mercado de usados

8. Renault Fluence

Renault Fluence - Murilo Góes/UOL - Murilo Góes/UOL
Fluence é figura rara de se ver pelas ruas
Imagem: Murilo Góes/UOL

+ Vendas: 435 unidades emplacadas
+ Preço: de R$ 99.350 (Dynamique 2.0 CVT) a R$ 108.300 (Privilège)
+ Motores: 2.0 16V de 140/143 cv e 19,9/20,3 kgfm (câmbio CVT)
+ Entre-eixos: 2,70 m
+ Porta-malas: 530 litros
+ Principal ponto positivo: boa lista de equipamentos de série
+ Principal ponto negativo: oferta praticamente inexistente nas revendas

9. Kia Cerato

Kia Cerato 2018 - Divulgação - Divulgação
Cerato deve ser substituído por nova geração no Brasil em breve
Imagem: Divulgação

+ Vendas: 353 unidades emplacadas
+ Preço: R$ 79.990 (versão única)
+ Motores: 1.6 16V de 122/128 cv e 16,5/16 kgfm (câmbio automático de seis marchas)
+ Entre-eixos: 2,70 m
+ Porta-malas: 421 litros
+ Principal ponto positivo: design moderno
+ Principal ponto negativo: motor 1.6 é fraco demais para um sedã médio

10. Mitsubishi Lancer

Mitsubishi Lancer HL-T - Divulgação - Divulgação
Lancer ainda tem fãs, mas já dá claros sinais de cansaço
Imagem: Divulgação

+ Vendas: 168 unidades emplacadas
+ Preço: de R$ 74.990 (HL) a R$ 79.990 (HL-T)
+ Motores: 2.0 16V de 160 cv e 20,1 kgfm (câmbio CVT)
+ Entre-eixos: 2,63 m
+ Porta-malas: 413 litros
+ Principal ponto positivo: preço
+ Principal ponto negativo: projeto antiquado