Topo

Testes e lançamentos

Sem versão Cross, Etios ganha ESP e outro tapa no visual na linha 2019

Divulgação
Mudança visual? Existe, mas é simples: moldura da grade central foi pintada de preto... e só Imagem: Divulgação

Vitor Matsubara

Do UOL, em São Paulo (SP)

10/03/2018 04h00

Fim da versão "off-road" abre caminho para Yaris aventureiro

Estamos em março, mas a Toyota apresentou nesta sexta-feira (9) a linha 2019 do Etios -- com novidades em termos de segurança, design e conteúdo.

A principal novidade é a inclusão de controles de tração, de estabilidade (ESP) e assistente de partida em rampas em todas as versões, com exceção da recém-criada X-STD, voltada apenas para vendas diretas. Dessa forma, a gama de versões do Etios agora é formada pelas versões X, X-Plus (substituindo a antiga XS), XLS e Platinum.

A notícia mais importante, porém, é o fim do Etios Cross, fato que abre caminho para uma versão aventureira do Yaris -- futuro compacto premium da marca que começa a ser produzido no Brasil em junho e chega ao mercado no segundo semestre deste ano.

Divulgação
Toyota Etios Sedan 2019: não há mudanças na traseira e nem na lateral do modelo Imagem: Divulgação

Veja preços e equipamentos do novo Etios:

+ Etios X-STD M/T: R$ 47.270 (hatch); R$ 52.110 (sedã)
Motor:
1.3 16V, de 88/98 cv (a 5.600 rpm) e 12,5/13,1 kgfm (a 4.000 rpm) com gasolina/etanol (hatch); 1.5 de 102/107 cv (a 5.600 rpm) e 14,3/14,7 kgfm (a 3.100 rpm) com gasolina/etanol (sedã).
Câmbio: manual de seis marchas.
Itens de série: ar-condicionado; direção eletro-assistida progressivamente; chave com comando de abertura e fechamento das portas; para-sol com espelho de cortesia para motorista e passageiro; alarme de portas abertas, chave na ignição e cinto de segurança desafivelado; vidros dianteiros e traseiros elétricos, sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis e abertura interna do porta-malas (este último apenas no sedã).

+ Etios X: R$ 48.400 (M/T) e R$ 53.440 (A/T) para o hatch; R$ 53.240 (M/T) e R$ 58.270 (A/T) do sedã
Motor: 1.3 de 88/98 cv e 12,5/13,1 kgfm (hatch); 1.5 de 102/107 cv e 14,3/14,7 kgfm (sedã)
Câmbio: manual de seis marchas ou automático de quatro velocidades.
Itens de série: mesmos equipamentos da versão X-STD mais controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampas, faróis com máscara negra, lanternas fumê e grade frontal com moldura preta.

+ Etios X-Plus: R$ 54.920 (M/T) e R$ 59.960 (A/T) para o hatch; R$ 57.770 (M/T) e R$ 62.820 (A/T) no sedã
Motor: sempre o 1.5 de 102/107 cv e 14,3/14,7 kgfm.
Câmbio: manual de seis marchas ou automático de quatro velocidades.
Itens de série: mesmos equipamentos da X, mais rádio com Bluetooth, entradas auxiliar, USB e sistema para leitura de arquivos em MP3; volante com comandos de som e computador de bordo; apliques cromados nas saídas de ar-condicionado e na base da manopla da alavanca da transmissão; abertura interna do porta-malas; bancos com revestimento bicolor; descansa-braços no banco do motorista (somente na versão automática); rodas de liga leve de 15 polegadas; luzes de setas nos retrovisores externos e piloto automático (apenas na versão automática).

+ Etios XLS: R$ 64.440 (hatch A/T) e R$ 67.320 (sedã A/T)
Motor: sempre o 1.5 de 102/107 cv e 14,3/14,7 kgfm.
Câmbio: automático de quatro marchas.
Itens de série: mesmos equipamentos da X-Plus com o acréscimo da tela touchscreen e espelhamento de smartphones; faróis de neblina; acabamento cromado na tampa do porta-malas e revestimento em couro sintético nos volantes e bancos.

+ Etios Platinum: R$ 67.690 (hatch A/T) e R$ 71.150 (sedã A/T)
Motor: sempre o 1.5 de 102/107 cv e 14,3/14,7 kgfm.
Câmbio: automático de quatro marchas.
Itens de série: mesmos equipamentos da XLS, mais grade frontal com detalhe cromado; manopla de câmbio revestida em couro; carpetes diferenciados; aerofólio (apenas no sedã); central multimídia com Bluetooth, TV digital, DVD e GPS; sensor de estacionamento e câmera de ré.

Veja mais

Veja como é o interior do novo Ford Ka
Quer negociar hatches, sedãs e SUVs? Use a Tabela Fipe

Inscreva-se no canal de UOL Carros no Youtube
Instagram oficial de UOL Carros
Siga UOL Carros no Twitter

Outra plástica

Após realizar uma significativa reestilização em 2016, a Toyota fez mudanças discretas desta vez, pintando a moldura da grade central de preto para combinar com as máscaras negras nos faróis -- mesmo acabamento aplicado nas lanternas.

O Etios foi lançado no Brasil em 2012 custando menos de R$ 30 mil, mas o design pouco atraente (principalmente do interior) não seduziu o cliente da época, acostumado com modelos como VW Gol, Fiat Palio e Chevrolet Onix, sem contar o então recém-chegado Hyundai HB20.

Diante disso, a Toyota fez mudanças significativas nos anos seguintes.

Em resumo, o projeto indiano ganhou painel de instrumentos digital no lugar dos mostradores de aparência pobre, acabamento interno mais refinado, mais itens de série e uma aguardada reestilização, como dito, em 2016. Todas as mudanças, aliadas ao lançamento de versões com câmbio automático, alavancaram as vendas do compacto.

Divulgação
Versão mais simples do carro, que foi vendida no Brasil por menos de R$ 30 mil, agora custa R$ 47.270 Imagem: Divulgação

Mais Testes e lançamentos